Diálogos com São Paulo


Presidido por Duarte Nogueira, PSDB-SP discute manifestações de rua e o novo Brasil

Na noite desta segunda-feira, 26 de agosto, o Diretório Estadual do PSDB-SP abriu suas portas para que a sociedade discutisse o atual momento do país. Durante a primeira edição do programa “Diálogos com São Paulo”, o presidente do partido, deputado Duarte Nogueira, recebeu três representantes da sociedade civil ligados, respectivamente, às áreas da ciência política, da educação e da economia: Bolívar Lamounier, Gustavo Ioschpe e Marcos Lisboa.
 
Cada um dos convidados fez uma breve explanação sobre o Brasil que emergiu das ruas após as manifestações que vêm sendo realizadas desde o mês de junho.
 
“Temos aqui pessoas dispostas a conversar sobre o caminho para um Estado mais justo, eficiente e democrático”, disse Nogueira ao dar início ao encontro. “Vamos avaliar este novo comportamento que emerge das ruas, sem líderes e aparentemente sem organizações”, completou.
 
O cientista político Bolívar Lamounier fez considerações a respeito dos movimentos que tomaram conta das ruas do Brasil em junho. “O que surpreende tanto nas manifestações é que elas demoraram a acontecer”, ressaltou. “Acredito que elas (as manifestações) vieram para ficar”, disse.
 
Marcos Lisboa, economista, falou sobre a carga tributária brasileira e questões gerais do cenário econômico nacional e o papel do cidadão. “A sociedade não tem consciência do custo que ela paga”, disse.
 
Inserindo questões da educação no diálogo, Gustavo Ioschpe falou sobre alguns dos principais problemas relacionados ao tema. “Pouca gente tem a dimensão real do problema da educação”, disse. “75% da população adulta brasileira não consegue ler e entender uma matéria inteira de jornal”, ilustrou.
 
Os três representantes comentaram a vontade da população de ter melhores serviços públicos e posturas efetivas de seus governantes.
 
“Não é um debate, não é uma discussão, mas sim um diálogo. Foi um evento de altíssima qualidade. Teremos que ter muita habilidade para enfrentar nosso maior adversário nas próximas eleições. Mas este não é nenhum dos nossos tradicionais adversários, não é o PT, mas sim a total falta de credibilidade dos políticos. Nós temos que ter muita humildade para reconhecer isso e dar a volta por cima”, disse o presidente do PSDB-SP, Duarte Nogueira, ao final do encontro.
 
Diversas lideranças tucanas assistiram à conversa. Algumas delas, como o presidente do Diretório Municipal do PSDB-SP, Milton Flávio, e o Secretário Estadual de Energia, José Aníbal, fizeram perguntas da plateia. Após a exposição de cada um dos três convidados, os presentes tiveram a oportunidade de fazer perguntas.
 
(Do PSDB-SP)
Compartilhe:
27 agosto, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *