Pibinho em 2013


Economia brasileira mistura ingredientes perigosos: baixo crescimento, inflação e queda nos empregos

A redução nas projeções de crescimento da economia para este ano acontece ao mesmo tempo em que os investimentos diminuem. Deputados do PSDB afirmam que o Planalto não soube aproveitar bons momentos e só agora começa a admitir que o país não crescerá tanto quanto alardearam. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, precisou ser realista e reduzir mais uma vez a previsão de elevação do PIB, já considerado um “pibinho”.

Enquanto Mantega, que há poucos meses defendia crescimento de 4,5%, chega a falar em 2,5%, investimentos essenciais para a economia caíram R$ 687,4 milhões entre janeiro e julho (comparados com o mesmo período de 2012). Parlamentares tucanos ressaltam que não é possível crescer sem investir.

Play

Para Domingos Sávio (MG), a situação é preocupante e começa a afetar de maneira direta a vida das pessoas. É o caso dos empregos. Segundo o Ministério do Trabalho, no primeiro semestre foram criados 826.168 postos de trabalho contra 1,359 milhão nos primeiros seis meses de 2012, uma retração considerável. Enquanto isso, o deputado afirma que o governo se mostra incapaz de reagir.

“Além de inoperante, o Executivo se mostra mais preocupado com eleição do que com governar. Quem administra o país tem a responsabilidade de tomar decisões e implementar medidas para evitar que a inflação volte, controlar determinados fatores da economia em benefício da população, mas a presidente está preocupada em fazer demagogia”, critica.

O deputado avalia que, além de não investir, a gestão petista administra mal, pois deixou, por exemplo, a Petrobras amargar desvalorização e uma crise sem precedentes. “Isso tudo é gravíssimo. Baixo crescimento da economia, aumento da inflação e queda na oferta de emprego são ingredientes perigosos. Um governo responsável não faria demagogia, mas se ocuparia superar esses problemas”, aponta.

Nas redes sociais, Antonio Imbassahy (BA) lembrou que o ministro Guido Mantega andava superestimando a perspectiva de crescimento. “Agora é obrigado a ‘baixar a bola’ do marketing governamental e declarar que vai ser 2,5%”, postou. Segundo ele, analistas apostam que, com o dólar em alta, inflação acima da meta, resultado negativo das contas externas superior a U$ 9 bi, a gastança desenfreada do governo Dilma, o pífio desempenho do PAC e a falta de confiança do investidor, vem ai outro pibinho. “O fato é que a credibilidade no ministro evaporou-se e a presidente Dilma continua a procura, sem achar o rumo”, completou.

O deputado Márcio Bittar (AC) contestou a opinião de Mantega, para quem um crescimento de 2,5% não deve ser considerado baixo por conta do cenário internacional. “Ao dizer isso, Mantega pensa que somos idiotas. O Brasil deve ser comparado com ele mesmo, e não com os outros. O PT está quebrando o país e governos que têm mentalidade similar, como Argentina e Venezuela, também trazem prejuízos às suas populações”, declarou.

O deputado criticou ainda outras duas afirmações do titular da Fazenda– a de que o crescimento da economia em 2014 será melhor que 2013, e a de que a alta excessiva do dólar é uma circunstância passageira.

“Mantega, assim como o restante dos petistas, não faz mais cerimônia para mentir. Não há nenhuma base para dizer que a economia em 2014 terá desempenho melhor que o de 2013. Dilma não tem proposta nenhuma e seu governo não tem projetos em andamento que possibilitem reverter o frágil momento atual”, apontou.

Em relação ao dólar, Bittar disparou: “O ministro está usando o mesmo discurso de quando o dólar atingiu R$ 2. A verdade é que ele não sabe mais o que fala”.

O mercado financeiro espera um crescimento ainda menor: 2,20%, como aponta o último relatório Focus, divulgado pelo Banco Central. O documento é fruto de pesquisa com mais de 100 instituições financeiras. Além de os investimentos terem diminuído, os gastos de custeio aumentaram 16,3% entre janeiro e junho, na comparação com igual período do ano passado.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Antonio Cruz/ABr/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
26 agosto, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *