Estímulo à violência?


Abi-Ackel comanda seminário sobre transmissão de lutas de MMA na televisão brasileira

A transmissão de lutas de MMA pela televisão brasileira será o tema de um seminário que a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara promove nesta terça-feira (27). O colegiado é presidido pelo deputado Paulo Abi-Ackel (MG), que quer saber se o esporte representa “entretenimento, formação da cidadania ou banalização da violência”.

“O MMA está se popularizando muito no Brasil. É preciso saber quais os efeitos da transmissão desse tipo de luta sobre o telespectador, em especial o mais jovem. Trata-se de uma forma de distração sem maiores consequências, ou pode haver aí um estímulo à violência?”, questiona Abi-Ackel. O parlamentar se refere ao projeto de lei que veda a veiculação de imagens de lutas marciais não olímpicas pelos canais de televisão (PL 5534/09).

Entre os convidados do encontro estão o diretor-executivo do Globo Esportes, Marcelo Campos Pinto, o diretor de esportes da Rede Record, Sérgio Hilinsky, e o presidente da Confederação Brasileira de Mixed Martial Arts (CBMMA), Elísio Cardoso Macambira.

O ex-lutador de boxe e deputado federal Acelino "Popó" Freitas (PRB-BA) também deve comparecer, além de representantes de confederações esportivas, de entidades de classe, e acadêmicos da área de educação.

Outra preocupação dos congressistas diz respeito à integridade física dos praticantes de MMA. "Nós vamos ouvir médicos e outros estudiosos, que nos dirão também sobre as condições de saúde dos lutadores", finalizou Abi-Ackel.

O seminário está marcado para as 14h no plenário 13 da Câmara dos Deputados.

(Da assessoria do deputado/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
26 agosto, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *