Quem perde é a população


Plínio Valério: governo federal continuará fazendo farra com dinheiro de estados e municípios

O deputado Plínio Valério (AM) criticou nesta quinta-feira (22), no plenário da Câmara, a manutenção do veto presidencial que trata da divisão de recursos do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Ao todo, 228 deputados votaram pela derrubada, quando o mínimo deveria ser 257 votos. No Senado, foram 5 votos em branco, 38 pela derrubada e 27 pela manutenção da vontade da presidente Dilma Rousseff. O mínimo necessário para a rejeição do veto era de 41. No total, votaram 70 senadores e 459 deputados. 

Plínio destacou que com o aval da maioria do Congresso Nacional, oi governo do PT continuará fazendo farra com o dinheiro que seria destinado aos estados e municípios. “Toda vez que fizer uma caridade vai descontar dos já sofridos municípios brasileiros. É uma coisa lastimável. Não se ouve o grito daqueles que estão lá preocupados, que são os prefeitos”, ressaltou.

Caso o veto ao FPE fosse derrubado, a União teria que repassar R$ 11 bilhões ao ano a estados e municípios com base nas políticas de incentivos já em andamento. Plínio citou ainda que os municípios brasileiros enfrentam dificuldades, muitos deles quase falidos, e declarou a solidariedade aos gestores que gritaram pela derrubada dos vetos, mas não foram ouvidos. A Liderança do PSDB na Câmara defendia a derrubada do veto.

(Reportagem: Edjalma Borges/ Foto: Laycer Tomaz – Ag. Câmara)

Compartilhe:
22 agosto, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *