Apadrinhamento


Para tucanos, loteamento político desvirtuou finalidade de agências reguladoras

As agências reguladoras instituídas no governo Fernando Henrique Cardoso tinham o propósito de proteger o consumidor brasileiro na utilização dos serviços públicos. O governo do PT, no entanto, desvirtuou a finalidade com uma série de ingerências políticas, prejudicando o desempenho dessas autarquias. A avaliação foi feita pelos deputados Marco Tebaldi (SC) e Carlos Roberto (SP) nesta quinta-feira (22).

O líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), participou ontem de audiência na Comissão de Legislação Participativa sobre o tema e disse que, nas mãos da gestão petista, as agências reguladoras viraram um grande filé para os partidos fazerem indicações políticas. O apadrinhamento não se restringe a cargos de direção, chegando ao segundo e terceiro escalões. Na Anvisa, PT e PMDB se digladiam por cargos e poder.

Play

Tebaldi afirmou que a criação das agências reguladoras foi um grande avanço para o Brasil, mas o PT conseguiu destruí-lo. Segundo ele, as agências perderam a característica de proteger o cidadão usuário dos serviços públicos. “A agência deveria ser o olho do cidadão, mas se transformou no olho do governo. O governo usou isso para fazer loteamento político e desvirtuou totalmente a ação dessas agências. Hoje elas fazem as benesses do governo e não atendem aos interesses da população”, disse.

Carlos Roberto lamentou o estrago feito pelo governo com as agências. Para ele, a situação é muito grave. “Esse é o mensalão branco. São pessoas nomeadas só para receber salário. Isso não deixa de ser um ato de corrupção porque está satisfazendo interesses particulares. Nós do PSDB condenamos este ato”, ressaltou.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
22 agosto, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *