Rebanho bovino


Wandenkolk comemora reconhecimento do Pará como área livre de febre aftosa

O deputado Wandenkolk Gonçalves (PA) comemorou nesta segunda-feira (19) a assinatura da instrução normativa que reconhece o Pará como zona livre de febre aftosa, integrando o estado à área de segurança sanitária contra a doença. A instrução foi assinada no fim de semana pelo ministro da Agricultura, Antonio Andrade, no município de Paragominas. O tucano afirmou ter sido um dia histórico.

Segundo o parlamentar, com essa autorização o Pará reúne condições de ter o maior rebanho bovino do país nos próximos anos. “Lá nós temos o boi verde. A carne é reconhecida pelo mundo todo, principalmente pelos consumidores europeus, americanos e asiáticos, que buscam os nossos nelores abatidos da melhor qualidade. Nós temos hoje aproximadamente 20 milhões de cabeças e estamos entre o 4º ou 5º lugar do país em rebanho bovino. Eu não tenho dúvida que logo deveremos nos consolidar como o primeiro rebanho bovino do país”, afirmou.

Play

Durante o discurso, Wandenkolk lamentou a demora de 10 anos por parte do governo federal em reconhecer o estado como zona livre da febre aftosa. O parlamentar reconheceu o trabalho feito pela Secretaria de Agricultura do Pará para conquistar este posto.

A “Agência Brasil” informa que o próximo passo é enviar o pleito à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), em Paris, solicitando o aval internacional. A solicitação deve ser feita em outubro. O certificado pode ser obtido em maio de 2014. O objetivo do Brasil é obter da entidade o status de país livre da doença até 2015. Os estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte devem receber  o reconhecimento por meio de instruções normativas de área livre da aftosa nos próximos dias.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

 

 

Compartilhe:
19 agosto, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *