Ato de desespero


Crise na base aliada deve render nova derrota ao Planalto na votação dos vetos, acreditam deputados

A análise dos vetos marcada para esta terça-feira (20) no Congresso deve impor uma derrota ao Planalto. Os deputados Alexandre Toledo (AL) e Dudimar Paxiúba (PA) acreditam que os parlamentares derrubarão os vetos da presidente Dilma a itens como o que extingue a multa do FGTS e o que retira as desonerações feitas pela União nos repasses dos fundos de Participação dos Estados e dos Municípios (FPE e FPM).

Os tucanos afirmam que nem mesmo as atitudes desesperadas da petista, como a liberação recorde de emendas parlamentares, são capazes de reverter a crise com a base aliada. Diante da ameaça de novas derrotas na Câmara e no Senado, as autorizações de emendas atingiram o maior montante do ano apenas nos nove primeiros dias de agosto. Segundo levantamento da “Folha de S.Paulo”, as 20 iniciativas orçamentárias que mais concentram emendas receberam, no curto período, R$ 1,2 bilhão, pouco abaixo do R$ 1,4 bilhão autorizado ao longo dos sete meses anteriores.

Play

“O governo tenta num ato de desespero extremo tomar para si novamente o controle do antigo toma-lá-dá-cá que vinha quase se perpetuando na relação com o Legislativo”, afirma Dudimar. Para ele, o Congresso deu um grito de independência. “Essa liberação de emendas vem tardiamente. Não vai fazer com que haja uma mudança de posição com o que foi votado”, aponta o tucano. Ele ressalta que o orçamento impositivo, por exemplo, está decidido e não há como retroceder, “por isso esse desespero”.

O deputado afirma que o governo está fragilizado. De acordo com ele, a base governista está fissurada e não existe o mesmo respeito de antes por parte de líderes aliados com as vontades da presidente.  “A tendência é que essas votações fiquem da forma como o Congresso aprovou as matérias, ou seja, os vetos devem cair”, alerta.

Para Toledo, o próprio governo gerou a insatisfação com o Congresso. Na avaliação do tucano, o problema ganhou eco nas ruas devido a políticas de saúde, educação, segurança e economia fora de sintonia com a realidade. “Isso não surge do dia para a noite. Vem se construindo um desrespeito do Executivo para com o Legislativo há muito tempo. Se acentuou de forma tão forte que atinge agora a própria base. Há toda uma insatisfação, o que mostra realmente que o governo não respeita o Legislativo, que é o representante da sociedade”, afirma.

Na avaliação dos deputados, a votação dos vetos é importante para o Congresso. “Devem ser derrubados até em respeito ao que já aprovamos. Se essa Casa não referenda o que aprovou, é porque não deveria ter aprovado”, pontua Toledo.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: / Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
19 agosto, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *