Saúde


Marcus Pestana: problema essencial do SUS é financiamento
 
Presidente do PSDB-MG, o deputado Marcus Pestana acusou o governo federal de desviar a atenção do problema essencial do SUS – a escassez de recursos – ao lançar o programa Mais Médicos. O programa quer fixar médicos, brasileiros ou estrangeiros, na rede pública de saúde de municípios do interior e periferias das grandes cidades.
 
Segundo Pestana, que foi secretário de Saúde de Minas Gerais, o SUS vive uma combinação explosiva: recursos escassos, problemas gerenciais e custos crescentes.
 
“Resumir a equação complexa da saúde à importação de médicos é uma manobra diversionista. A agenda central de qualquer governante tem que ser o fortalecimento do SUS,” enfatizou Pestana, que questionou: “Por que o governo derrotou os 10% do orçamento federal para saúde?”
 
Marcus Pestana acredita que a questão dos médicos é fundamental, apesar de a importação de profissionais ter sido abordada de forma precipitada. Além disso, ele criticou a forma “atabalhoada” de condução do programa.
 
“Introduzir mudanças no processo de formação por meio de Medida Provisória, sem maior discussão com a academia, com o setor e com as lideranças da Saúde no Congresso”, afirmou.
 
O deputado também destacou a necessidade de diálogo e abertura entre governos, parlamentares e lideranças e setores da sociedade. “O SUS é uma conquista suprapartidária, e o sucesso relativo do SUS, mesmo com muitas mazelas e deficiências, se deve em grande parte à enorme convergência política-ideológica. Não é uma questão de partidarizar. É preciso mais diálogo e habilidade para que juntos encontremos saídas para os graves problemas do Sistema Público de Saúde.”
 
(Do portal do PSDB-MG/)
Compartilhe:
12 agosto, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *