Verbas necessárias


Alexandre Toledo apoia iniciativa popular na defesa de mais recursos para a saúde

O deputado Alexandre Toledo (AL) manifestou apoio ao projeto de lei de iniciativa popular que destina mais recursos do governo federal para a saúde. A proposta foi entregue nessa segunda-feira (5) ao presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN). Com mais de 1,8 milhão de assinaturas, a proposta tem o objetivo de destinar 10% da receita corrente bruta da União ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Ex-secretário de Saúde de Alagoas, o parlamentar participou do evento e considera a iniciativa louvável, mas lamenta o fato de ter sido preciso um movimento popular para que o tema seja discutido com mais atenção. Na sua avaliação, isso mostra o descaso com que o setor vem sendo tratado nos últimos anos.

Play

“A saúde foi para a UTI, colocando os municípios em grande dificuldade. Espero que a Câmara abrace essa causa. Não adianta trazer mais médicos se não tiver recursos para custear as ações do setor. Espero que isso seja concretizado para melhorar a vida dos brasileiros”, ressaltou nesta terça-feira (6). 

As assinaturas foram recolhidas pelo Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, o Saúde+10. O movimento é integrado por mais de 100 entidades, entre elas, o Conselho Nacional de Saúde, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O ato de entrega da proposta foi realizado no auditório Nereu Ramos, na Câmara.

Henrique Alves afirmou que a proposta não vai ficar engavetada. Toledo espera que o projeto não seja esquecido. “O presidente da Câmara disse que vai aguardar o posicionamento da presidente Dilma. Espero que a petista oriente sua base para  aprovar a proposta, sem postergar, sem criar dificuldades”, defendeu o tucano. Para ele, já passou da hora da presidente dar mais atenção para o setor.

“Quando candidata falava toda hora em melhorar a área, depois que assumiu falou pouco. A prova disso foi ano passado ter contigenciado mais de R$ 8 bilhões do Orçamento do setor, mostrando que realmente não tem compromisso com a saúde”, finalizou Toledo.

Hoje, integrantes do Movimento Saúde+10 também vão se reunir com representantes do governo federal. Henrique Alves prontificou-se a compor a mesa de negociações com a presidente para sensibilizar o governo em relação à proposta. Segundo ele, a educação é fundamental para o país, mas, sem saúde, não se tem educação, uma vez que as crianças não conseguem ir à escola.

(Reportagem: Letícia Bogéa com informações da Ag. Câmara/ Foto: Gabriela Korossy – Ag. Câmara/ Áudio: Elyvio Blower)

 

Compartilhe:
6 agosto, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *