Saúde


Programa "Mais Médicos": emenda de Kaefer propõe supressão do 2° ciclo nos cursos de medicina

A polêmica Medida Provisória 621/2013, que institui o programa Mais Médicos, será um dos temas debatidos nesta semana, quando o Congresso Nacional retoma suas votações. Nesta quarta-feira (7) será instalada a comissão mista que analisará a matéria. O deputado Alfredo Kaefer (PR) é autor de nove das 567 emendas sugeridas pelos deputados. A maior parte das propostas de modificações altera o artigo 4º da proposta, que estabelece dois ciclos de formação acadêmica para estudantes que ingressarem nas faculdades de Medicina a partir de janeiro de 2015.

Além dos atuais seis anos de formação, a MP prevê que no segundo ciclo o estudante passe, obrigatoriamente, por dois anos de treinamento em serviço exclusivo na atenção básica à saúde e em urgência e emergência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Emenda apresentada pelo tucano visa suprimir  o segundo ciclo nos cursos de medicina em que o acadêmico trabalha no SUS.
 
Kaefer explica que a maioria das faculdades não tem estrutura para manter os estudantes por mais dois anos na graduação. “É fundamental agregar novas ações para garantir a ampliação da formação de médicos para a atenção básica no país, possibilitando à população brasileira o acesso ao sistema de saúde de qualidade”, entende o parlamentar.
 
Compartilhe:
6 agosto, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *