2ª Semana da Cidadania e Política


Sampaio defende vozes das ruas e voto aberto em palestra na Etec de São Sebastião
 
O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), defendeu as manifestações que tomaram conta das ruas do país no mês de junho e o voto aberto no Legislativo, durante palestra na Escola Técnica Estadual e Faculdade Técnica Estadual (Etec/Fatec) de São Sebastião, litoral de São Paulo, na noite da última segunda-feira (5). Ele participou da 2ª Semana da Cidadania e Política promovida pela unidade de ensino. Cerca de 250 pessoas, entre alunos, professores e autoridades políticas da cidade, estiveram presentes ao evento.
 
“Em razão do movimento das ruas, foi votada a PEC 37 com 498 votos pela sua derrubada (na Câmara). Mérito das ruas”, disse Sampaio, referindo-se à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que limitava o poder de investigação do Ministério Público (MP) e que foi rejeitada em plenário.
 
“Agora é a vez do voto secreto, que desde 2002, quando me elegi pela primeira vez deputado federal, defendo seu fim – não só eu, mas uma série de outros colegas parlamentares também defendem. Agora, em agosto, devemos acabar finalmente com o voto secreto. Para minha alegria: benditas as vozes que vieram das ruas. Isso é a resposta do Congresso Nacional ao movimento das ruas”, afirmou o líder tucano.
 
Questionado sobre o assunto, Sampaio defendeu a redução da maioridade penal para crimes hediondos. “Se o jovem tem condição de votar e eleger o presidente da República, tem condição de saber a gravidade de um estupro, por exemplo”, justificou o tucano, que é relator da comissão especial para a discussão de projetos que ampliam o rigor a jovens infratores. “Mas, para isso, é preciso mudar a Constituição.”
 
Ele também se disse favorável a uma reforma política que implante o voto distrital. “O voto distrital é o ideal para o país. Se eu tenho vínculo com o distrito que me elegeu, eu tenho como ser cobrado por esse distrito. Sou totalmente favorável”, disse. Depois da palestra, Sampaio respondeu a perguntas formuladas pelos alunos da Etec e da Fatec de São Sebastião. O líder tucano foi recepcionado pelos diretores da Etec, Cícero Monteiro, e da Fatec, Marcelo Menezes, que também fizeram parte da mesa.
 
(Da assessoria do deputado/Foto: Alexssandro Loyola)
Compartilhe:
6 agosto, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *