Sucessão de falhas


Bolsa Família: governo petista se atrapalha a cada dia com declarações sobre boato

É cada vez maior o festival de trapalhadas envolvendo o Bolsa Família. Primeiro, a presidente Dilma Rousseff afirmou que os boatos sobre o fim do programa eram “criminosos e desumanos”. Já nessa quinta-feira (18), em Fortaleza (CE), a petista disse que “ninguém sabe direito” a causa da falsa notícia, que provocou corrida às agências da Caixa Econômica em 18 e 19 de maio.

Na visão do deputado Luiz Fernando Machado (SP), o governo se perdeu nessa grande confusão. O tucano culpou o governo petista pelo problema e criticou o fato de o PT ter jogado a culpa no colo da oposição.

Play

“Foi irresponsabilidade atribuir imediatamente para a oposição os boatos. Foram duas falhas: primeiro a falta de gestão com um programa tão importante; segundo a  irresponsabilidade de se atribuir tudo à oposição. E ficou comprovado pela própria presidente que a oposição não tem nada a ver com o boato”, ressaltou.

Na semana passada, a Polícia Federal concluiu a investigação dos boatos sobre o fim do programa. Segundo a PF, o relatório final não encontrou elementos que possam configurar crime ou contravenção penal. Questionada em entrevista se o banco havia sido responsável por provocar os boatos, Dilma afirmou que “a avaliação da PF é no sentido de que as mudanças no processo levaram a uma situação que facilitou um movimento de corrida à Caixa”.

“Agora, ninguém sabe direito, nem a Polícia Federal conseguiu detectar a causa real. O que a investigação acha é que isso poderia ter contribuído, é um dos fatores, mas não é uma explicação conclusiva”, disse a petista. Inicialmente, a Caixa sustentou que liberou os benefícios depois dos rumores. Em seguida, admitiu que antecipou o pagamento.

Para o deputado, falta articulação e gestão na administração de um projeto tão importante para as famílias carentes do país. “Uma trapalhada muito grande da presidente e de todo seu governo causou muito transtorno às famílias beneficiadas”, concluiu.

No início da onda dos boatos, em maio, a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, acusou a oposição de espalhar os rumores. Em seu perfil no Twitter, ela disse que “boatos sobre o fim do Bolsa Família devem ser da central de notícias da oposição e revelam posição ou desejo de quem nunca valorizou a política”.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
19 julho, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *