Base esvaziada


Por falta de quórum, votação da LDO é adiada para agosto

A Comissão Mista de Orçamento adiou a votação do relatório preliminar da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 6 de agosto. O relatório chegou a ser lido pelo relator, deputado Danilo Forte (PMDB-CE), mas não houve quórum. Para o deputado Domingos Sávio (MG), com a mudança os parlamentares poderão discutir a proposta e apresentar emendas que vão ao encontro dos interesses do Brasil.

Segundo o tucano, o esvaziamento da base de sustentação do governo na comissão pode ser uma jogada do PT para defender os seus interesses em detrimento da nação. “É o que eu diria baixa antidemocrática de impedir a votação da LDO e depois mandar um orçamento a seu critério de maneira autoritária. O governo pode estar querendo fazer essa jogada com o Brasil. Se não for isso, o governo está mostrando que não tem liderança, que o Brasil vive um desgoverno”, afirmou.

Play

O deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) segue o mesmo raciocínio. De acordo com ele, se a base do governo não quer votar a LDO, é porque falta coordenação política. Mesmo com ampla maioria, o PT não consegue votar propostas interessantes para o povo. “A presidente Dilma, com todo esse aglomerado de partidos na base de sustentação, não consegue avançar nas matérias importantes para o desenvolvimento do país. E isso é grave porque observa-se que os partidos que compõem a base do governo não têm consenso”, observou.

Deputados e senadores retomam a discussão da LDO, que prepara a base do orçamento para o ano de 2014, na primeira semana de agosto. Para que o relatório preliminar fosse aprovado nesta terça-feira (16), seriam necessárias as presenças de 18 deputados e 7 senadores. O próprio presidente da comissão, senador Lobão Filho (PMDB-MA) lamentou a ausência de parlamentares da base aliada.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
16 julho, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *