Informações precisas


Comissão aprova proposta de Andreia Zito sobre vida útil de bens duráveis

Foi aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor nessa quarta-feira (10) projeto de lei da deputada Andreia Zito (RJ) que obriga os fabricantes de bens de consumo duráveis, como eletrodomésticos e eletrônicos, a informar o consumidor sobre o tempo de vida útil desses produtos. A proposta da parlamentar torna obrigatório que as informações sejam expressas de modo claro, preciso, ostensivo e em língua portuguesa.

A tucana afirma que a proposta objetiva evitar prejuízos ao consumidor. Segundo ela, existem produtos fabricados propositalmente para durar pouco tempo, acarretando perdas financeiras ao consumidor, que é obrigado a adquirir novamente um produto que utiliza e necessita, porque ele parou de funcionar em curto período de tempo.

Outro problema gerado pela curta durabilidade dos produtos – hoje não informada – é de natureza ambiental, como destaca Zito.  “Na verdade, não temos real consciência das montanhas de lixo derivadas de produtos não perecíveis, como plástico de toda a espécie, cuja decomposição pode levar séculos, jogados fora todos os dias porque se tornam obsoletos ou deixam de funcionar”, afirma.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
10 julho, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *