Potencial amplo


Gomes de Matos sugere incentivo do governo à produção nacional de caju

Deputados e representantes dos produtores de caju cobraram do governo federal a adoção de uma política de incentivo ao aumento da produção da fruta no país. A Comissão de Agricultura na Câmara realizou nesta terça-feira (9) audiência pública a pedido do deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) para discutir as  questões enfrentadas pelos produtores de caju do Nordeste brasileiro.

Segundo o tucano, o setor enfrenta sérios problemas de produção porque o governo não adota uma política para romper as barreiras a esse mercado. “Os produtores estão sem apoio técnico, sem acompanhamento, sem apoio na estrutura. Não adianta a presidente Dilma entregar trator e caçamba sem uma política consistente. Por que entregar esse maquinário sem apoio técnico, sem financiamento, semdar sustentabilidade do agronegócio desde o pequeno até o grande?”, questionou.

Para Gomes de Matos, não dá para admitir que o país importe castanha de caju, uma vez que existe potencial para ampliar a produção nacional. “O Brasil está invertendo sua cadeia produtiva. Nós estamos trazendo castanha de outros países, mesmo tendo o potencial e uma cultura que é nossa. Essa inversão precisa ser mostrada ao governo”, alertou.

O tucano informou que a Comissão de Agricultura vai apresenta emenda ao Orçamento para destinar recursos da União a melhorias na produção de caju, como prevê o Fundo de Apoio à Cultura do Caju (Funcaju), nos mesmos moldes da plantação de cacau.

Em 2006, o país produziu 243 mil toneladas de castanha de caju, mas em 2010 a produção não chegou a 105 mil.  Hoje no país existem aproximadamente 150 mil produtores que cultivam o produto em uma área de 760 mil hectares. Em 2009, o país exportou 47 mil toneladas da castanha de caju, movimentando US$ 232 milhões. Já em 2012 a exportação foi de 25 mil toneladas (US$ 185 milhões). Os maiores produtores de caju no país são o Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, seguidos por Bahia e Maranhão.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
9 julho, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *