Proposta polêmica


Audiência discute projeto para construção de píer no Rio de Janeiro
 
A pedido do deputado Otavio Leite (RJ), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio discute nesta terça-feira (9) o projeto de um píer que a Companhia Docas pretende construir na região portuária do Rio de Janeiro. 
 
Segundo reportagens publicadas na imprensa, o píer, em formato de Y, destinado a navios turísticos, pode impedir a visão do Mosteiro de São Bento – o que seria proibido, por se tratar de um bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Depois da polêmica, foi desenvolvido um projeto alternativo para construir o píer em formato de E.
 
Inicialmente, a Companhia Docas pretendia inaugurar o píer para a Copa do Mundo de 2014, já que os navios vão ser uma opção de hospedagem durante o evento. Mas o projeto acabou sendo alvo de brigas judiciais — uma das empresas que perdeu a licitação contestou o resultado — e também de questionamentos do Tribunal de Contas da União, que considerou o valor orçado muito alto (R$ 250 milhões). 
 
A audiência ouvirá a presidente do Iphan, Jurema de Sousa Machado; o presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Jorge Luiz de Mello; e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da área do porto do Rio de Janeiro, Alberto Gomes Silva. O debate será realizado a partir das 14h30 no Plenário 5.
 
(Da Agência Câmara)
 
Compartilhe:
8 julho, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *