Recursos disponíveis


Izabella Teixeira é chamada a prestar esclarecimentos sobre o Fundo da Amazônia

A Comissão de Relações Exteriores aprovou nesta quarta-feira (3) requerimento do deputado Emanuel Fernandes (SP) que convida a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, a prestar esclarecimentos sobre o Fundo da Amazônia, em especial sobre os recursos disponíveis e projetos em estudo e em fase de execução, bem como os compromissos assumidos pelo governo.

Reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo” mostrou que, mesmo com mais de R$ 1 bilhão à disposição, o governo não consegue realizar os investimentos necessários para frear o desmatamento sistemático da Amazônia.

Criado em agosto de 2008, esse fundo recebe doações com as quais deveriam ser financiados projetos de preservação da Amazônia. Dois desses doadores são estados estrangeiros, Alemanha e Noruega, o que constitui um atentado à noção de que a conservação do bioma amazônico, ou de qualquer outra parte do território nacional, é um assunto que diz respeito exclusivamente aos brasileiros, segundo a reportagem.

Não bastasse isso, o fundo parece fadado a seguir o padrão de incompetência gerencial do governo petista, pois apenas 11,4% do R$ 1,29 bilhão doado foi efetivamente usado. Como o prazo estipulado para a utilização dos recursos acaba em dezembro de 2015, o governo corre para negociar mais tempo. Diante dos problemas mencionados, o deputado considera essencial a presença da ministra para prestar os devidos esclarecimentos.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
3 julho, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *