Quadros incompletos


Comissão de Segurança aprova realização de audiência sobre o baixo efetivo de policiais

A Comissão de Segurança Pública aprovou nesta quarta-feira (3) requerimento do deputado Pinto Itamaraty (MA) que pede realização de audiência pública com o  objetivo de discutir a situação de baixo efetivo de policiais civis e militares nos estados brasileiros e a aplicação de percentuais orçamentários para a área. O deputado Otoniel Lima (PRB-SP) também é autor do requerimento.

O tucano considera necessário garantir que um percentual mínimo do orçamento da União seja, obrigatoriamente, investido na segurança, já que os índices de criminalidade têm aumentado constantemente. “Um dos grandes problemas de falta de investimento adequado na área se reflete nos baixos quadros organizacionais que estão incompletos em vários batalhões, influenciando lamentavelmente na qualidade dos serviços prestados”, lamentou.

De acordo com dados de 2011, o Brasil tem um PM para cada 472 habitantes, a média aceitável pela ONU é de um policial para cada 300 habitantes, mas apenas três estados e o Distrito Federal estão na média. O Maranhão tem o pior efetivo policial, sendo um agente para cada 877 habitantes, informou o tucano.

Foram convidados os secretários de segurança do estado do Maranhão, Aluísio Mendes; de segurança do DF, Sandro Avelar; o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol), Paulo Roberto D’Almeida; e ainda representantes do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares; da secretaria nacional de segurança pública; e do ministério da Justiça.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
3 julho, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *