Caneta de insulina


Audiência sugerida por tucanos discutirá inclusão de medicamento para diabéticos em lista gratuita

A Comissão de Seguridade Social e Família realizará na próxima terça-feira (2) audiência pública para discutir a inclusão de kit contendo a insulina injetável por caneta descartável na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). Solicitada pelos deputados Nilson Leitão (MT) e Walter Feldman (SP), a reunião ocorrerá no plenário 7 a partir das 14h30. Os tucanos avaliam que a medida é fundamental para o conforto dos portadores de diabetes que fazem uso da insulina.

Além de ser um método mais seguro, mais higiênico e de fácil aplicação, Leitão destaca que o uso da caneta evita situações de constrangimentos ao diabético, muitas vezes confundido com usuário de drogas. “Para quem depende da aplicação diária de insulina para manter a sobrevivência, sabe da importância e dos benefícios de utilizar a caneta e uma insulina de melhor qualidade”, afirmam os deputados no requerimento.

Os parlamentares esperam que, com a discussão do assunto, o Ministério da Saúde possa incluir o kit entre os itens do Rename, que são distribuídos gratuitamente. Atualmente, só a insulina faz parte da lista. Os parlamentares lembram que a diabetes atinge um número cada vez maior de pessoas devido ao estilo de vida do mundo moderno, que combina sedentarismo com má alimentação. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já considera a doença uma epidemia.

Para o debate, que também foi solicitado pelos deputados Darcisio Perondi (PMDB-RS) e Rosinha da Adefal (PTdoB-AL), foi convidado o diretor da Associação Nacional de Assistência ao Diabético, Drº Fadlo Fraige Filho; a presidente da Associação dos Diabéticos do Mato Grosso, Rita Borges; a tutora do Módulo de Gestão da Assistência Farmacêutica do Diabetes da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso, Tânia Cecília Trevisan e um representante do Ministério da Saúde.

(Da redação, com informações da assessoria do deputado Nilson Leitão)

Compartilhe:
27 junho, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *