Novo projeto para o Brasil


No aniversário do PSDB, Nogueira destaca importância do partido para a democracia brasileira

No dia em que o PSDB completa 25 anos de existência, nesta terça-feira (25), o deputado Duarte Nogueira (SP) subiu à tribuna e lembrou a importância do partido para a democracia brasileira e para a estabilidade econômica. O tucano apontou ainda qual deve ser o desafio do PSDB e de todos os que vão às ruas defender a democracia e os interesses do país.

Conforme lembrou, o PSDB nasceu sob os ares da democracia recém-restaurada e da iminência da promulgação da primeira Constituição, após mais de duas décadas de ditadura. Com o objetivo de resgatar os brasileiros da enorme dívida social imposta, homens como Mário Covas, Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Geraldo Alckmin, Pimenta da Veiga e José Richa uniram-se e, juntamente com muitos outros, protagonizaram uma história de sucesso.

Desde então, a história do PSDB se funde à do próprio país. “O Plano Real, comandado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, mudou definitivamente os rumos do Brasil com a estabilidade da moeda e o fim da inflação, que corroía o bolso dos brasileiros, em especial dos mais pobres”, lembrou Nogueira.

Com a modernização do estado, o Brasil passou da fila do plano de expansão da telefonia para o país dos celulares e da internet. Grandes empresas, até então gerenciadas pelo Estado, foram repassadas à iniciativa privada, tornando-se mundialmente competitivas e trazendo riquezas para o Brasil, como a Vale e a Embraer. Nogueira lembrou ainda que somente no governo FHC, 11 empresas automobilísticas se instalaram no Brasil.

Programas de transferência de renda foram iniciados, como o Bolsa Escola, o Bolsa Alimentação e o Vale Gás com o objetivo maior de assegurar que as crianças brasileiras fossem mantidas na escola, com direito à alimentação e saúde. “Iniciava-se ali o cadastro único dos benefícios sociais. O Brasil respirava novos rumos”, recordou.

Uma década depois, a maior conquista dos brasileiros começa a ser ameaçada pela volta da inflação. A cooptação política tomou o lugar da negociação de projetos e metas que assegurem o futuro das novas gerações e a corrupção, estampada na decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o mensalão, parece ter se tornado regra nos porões do Palácio do Planalto, lamentou o deputado. “O Brasil segue paralisado pela falta de investimentos e não há, por parte do governante de plantão ou de seu partido, um projeto para o país”, criticou.

Para o deputado, as manifestações que tomam conta do país mostram que o brasileiro se cansou da mentira estampada nas propagandas oficiais. “Estamos cansados do  jeitinho brasileiro, do remendo”, apontou Nogueira, ao informar que o desafio do PSDB é abrir canais de comunicação com a sociedade e consolidar a construção de um novo projeto de Brasil, onde todos tenham assegurado o direito à cidadania.

“É preciso apresentar ao Brasil um projeto sólido e estruturado que venha de encontro às justas inquietações da sociedade e devolva ao brasileiro a crença de que estamos no rumo certo”, finalizou.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
25 junho, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *