Sangria de recursos


Trechos inacabados e falta de fiscalização demonstram descaso do PT com estradas, afirma Dudimar

Para o deputado Dudimar Paxiúba (PA), o desaparecimento de verbas e a relação confusa entre empreiteiras e o governo são alguns dos problemas das obras inacabadas tocadas pelo Executivo federal. De acordo com o jornal “Folha de S.Paulo”, as sete concessões de rodovias federais entregues à iniciativa privada em 2007 fizeram, em média, só 12% do que deveriam em grandes obras de duplicação em 2.600 km.

Dudimar cita a rodovia Transamazônica e a BR-163 (Santarém-Cuiabá), onde a pavimentação se arrasta há anos, sem prazo para conclusão. “Não existe fiscalização, a construtora faz o que bem entende e da forma como quer”, destacou.

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O tucano sugere que o governo fiscalize as construções e acabe com a sangria do dinheiro público. O parlamentar ressalta que os vários setores do governo não se entendem. “Quando tem recurso não tem a licença ambiental e vice-versa; quando tem a licença ambiental a empresa contratada não tem a responsabilidade de construir e o governo não fiscaliza”, disse.

Ainda de acordo com Dudimar, há um certo controle por parte das empreiteiras. “Sempre quem ganha as licitações são as mesmas empresas, e depois saem sublocando pra terceiros. Infelizmente este é o retrato cruel deste Brasil que o PT não conseguiu colocar nos trilhos. É muita propaganda e na realidade não vemos nada de concreto”, concluiu.

Os problemas na esfera federal contrastam com as concessões feitas no estado de São Paulo, administrado pelo PSDB. Segundo a Confederação Nacional dos Transportes Terrestres (CNT), das 20 rodovias classificadas com ótimas em 2011, 18 são de SP. A melhor delas é a Castelo Branco (SP 280), que liga importantes municípios turísticos e industriais como Sorocaba e Avaré.

(Reportagem: Edjalma Borges/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

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24 junho, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

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