Novas regras


César Colnago condena boicote do PT à votação de projeto que regulamenta o lobby

O deputado César Colnago (ES) criticou nesta quarta-feira (19) a posição do PT de boicotar a votação do substitutivo do tucano sobre a regulamentação do lobby no país. O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) protelou a votação que ocorreria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovando um requerimento para realizar uma nova audiência pública. Colnago protestou.

Segundo o deputado, é muito estranho ver o PT empurrar com a barriga o projeto que regulamenta o lobby, sendo que a proposta tem origem petista. “Será que não estão querendo protelar, querendo jogar essa matéria para frente? São quase quatro anos que ele está aqui e são mais de 20 anos de debates sobre a questão de regulamentar o lobby. É estranho porque nós já fizemos a audiência e estão pedindo outra. Algumas pessoas querem fazer com que não seja aprovado este projeto de lei”, retrucou.

Play

Para Colnago, a regulamentação do lobby no Brasil vai legalizar o trabalho desses profissionais evitando negociações paralelas, ilegais e imorais entre parlamentares e empresários no Congresso. O tucano diz que é preciso separar o joio do trigo e votar a matéria. “Ela é fundamental porque quem quiser fazer as coisas licitamente, com transparência e trabalhando de forma muito democrática e clara, vai ter a proteção da Casa. Vão cumprir os registros, os relatórios, todo um rol de regras que a legislação está colocando. Quem quiser fazer coisa ilegal não quer aprovar este tipo de projeto”, ressaltou.

Segundo Colnago, no início de 2012 a CCJ realizou um grande debate com todos os setores interessados na regulamentação do lobby. Ele lembra que o lobby é reconhecido em vários países desenvolvidos como Estados Unidos e Itália.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
19 junho, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *