Grupo de trabalho


Comissão de Seguridade Social cria grupo de trabalho para debater o reconhecimento da osteopatia

Criar grupo de trabalho, no âmbito da Comissão de Seguridade Social e Família, com o objetivo de debater o reconhecimento da osteopatia como um ramo específico de cuidado à saúde. O requerimento, do deputado Walter Feldman (SP), foi aprovado, nesta quarta-feira (19), no colegiado. Os tucanos Eduardo Barbosa (MG) e William Dib (SP) subscreveram o pedido. 

De acordo com Feldman, muitos métodos de tratamento do corpo humano praticados no mundo são reconhecidos no Brasil e ajudam a defesa da saúde da população. São, por isso, regulamentadas pelos órgãos responsáveis pela avaliação e fiscalização de cada um desses métodos adotados.

“Há tempos luta-se pelo reconhecimento da osteopatia, já consagrada na preservação da saúde do ser humano. É um método relativamente recente, que apresenta técnicas próprias e possui características suficientes para possuir regulamentação própria”, apontou Feldman.

A osteopatia é um ramo do cuidado à saúde de natureza complementar, alternativa, natural e terapêutica. Apresenta-se como um novo sistema de cuidados, de âmbito primário, ou seja, independente de qualquer outro tratamento prévio, explicou o deputado.

O mecanismo busca compreender a dinâmica da doença no contexto global de existência dos indivíduos. Procura identificar distúrbios a partir da análise do corpo humano na íntegra. Fundamenta-se no conceito de que todas as partes e sistemas do organismo humano funcionam de maneira integrada.

Diante do quadro e tendo em vista que é reconhecida como atividade própria por diversos países desenvolvidos e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Feldman considera importante a atividade ser reconhecida no país. Ele espera que o grupo de trabalho aprofunde o debate sobre o tema.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
19 junho, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *