Orgulho para o país


Em cerimônia de abertura de exposição comemorativa, tucanos exaltam legado dos 25 anos do PSDB 

Prestigiada e concorrida, a inauguração nesta terça-feira (18) da exposição em comemoração aos 25 anos de fundação do PSDB e aos 19 anos do lançamento do Plano Real  foi marcada pela presença de lideranças nacionais e parlamentares não apenas do PSDB, mas também de outras legendas como DEM e PDT. Disponível para visitação até 4 de julho no corredor que dá acesso ao plenário da Câmara, a exposição destaca o legado do partido nas mais diversas frentes, com conquistas históricas no campo da economia, da educação, da saúde e dos programas de transferência de renda. Presidente da República de 1995 a 2002 e aniversariante do dia, Fernando Henrique Cardoso também foi homenageado, inclusive com "parabéns para você" cantado pelos presentes ao evento. 

Em discurso, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), relembrou a criação da legenda, consolidada em junho de 1988. “Eu me lembro muito bem do que eu ouvi nesta Casa 25 anos atrás. Mário Covas anunciava aos brasileiros que nascia um novo partido político no país, longe das benesses oficiais e próximo do pulsar das ruas. Vinte e cinco anos se passaram e o PSDB teve uma responsabilidade enorme em relação aos principais avanços ocorridos no Brasil até aqui”, afirmou o tucano (assista trecho do discurso abaixo).

Play

Na avaliação do tucano, a trajetória do partido é motivo de orgulho. Entre as conquistas do PSDB, Aécio destacou o período em que a legenda comandou o país.  “Nós temos um orgulho enorme da trajetória do PSDB, e dentro dela a gestão de FHC, o governo da ousadia, das transformações e da inovação”, disse. Conforme destacou, a lucidez, a coragem e o vigor das ideias do ex-presidente orientam o partido.

“Hoje nós abrimos esta exposição para que as novas gerações de brasileiros possam conhecer a trajetória de um partido político forjado nas lutas democráticas e fiel na defesa da justiça social no Brasil”, ressaltou. “É um orgulho poder presidir o Partido da Social Democracia Brasileira”, completou Aécio.

FHC afirmou que a exposição retrata o esforço da legenda para a transformação do país. “É uma enorme alegria estar aqui hoje. Essa alegria vem do fato de ver como o Brasil tem se transformado e para melhor. Ao passar por este corredor vão ver o esforço que nós fizemos nesses últimos 25 anos. Não fomos os únicos, antes de nós outros fizeram esforços”, reconheceu. “Esta exposição é para mostrar que nós demos uma contribuição e estamos dispostos a continuar cooperando com o Brasil, com o sentimento de que ninguém faz nada sozinho”, acrescentou o tucano, que completou 82 anos. (assista abaixo a íntegra do discurso

O presidente de honra do PSDB destacou as bandeiras da legenda como a defesa da democracia e a busca por melhoria da qualidade de vida da população. “Nós fizemos uma porção de coisas com objetivos claros. O primeiro é a democracia. O segundo é que é preciso dar melhores condições de saúde, de educação, de perspectivas de futuro ao povo brasileiro. O terceiro é que não se assegura a crença na democracia nem se consegue avanços concretos para o povo se não houver uma direção econômica bem estabelecida, bem feita. E o termômetro disso é a inflação. Quando a inflação começa a inquietar o povo se inquieta porque ele sente que o que está montado começa a desmoronar”, declarou.

Os oito anos do governo FHC estão diretamente ligados ao controle da inflação e à estabilidade da economia brasileira, conquistada pela implantação do Plano Real, que completa 19 anos.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower/ Vídeo: Hélio Ricardo) 

 

 

Compartilhe:
18 junho, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *