Uso eleitoreiro


PSDB quer explicação sobre prisão de agentes da Abin que espionaram governador

O Líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), vai apresentar nesta semana na Comissão de Segurança Pública requerimento de convocação do chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, general Jose Elito Siqueira, e do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, além de convite ao diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência, Wilson Trezza. O deputado cobra explicações sobre a prisão de quatro agentes da Abin suspeitos de espionar o governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

“É inadmissível o uso eleitoreiro de instrumentos de Estado para bisbilhotar a vida de políticos. O governo do PT tem adotado a política do vale tudo para permanecer no poder. Essa ação coloca em risco a democracia brasileira, que foi conquistada com muita luta pela população”, condenou.

De acordo com a revista Veja, as prisões ocorreram em 11 de abril. A revista relata que, uma semana antes, o Estado havia mostrado que, sob o comando do GSI, a Abin espionava sindicalistas no Porto de Suape. A operação de espionagem ocorria no momento do embate entre o Palácio do Planalto e Eduardo Campos, que era contra a aprovação da MP dos Portos.

O Líder recorda que, em abril, o ministro Gilberto Carvalho afirmou que o monitoramento dos portos pelo serviço de inteligência atende a questões econômicas, e não políticas. Na ocasião, Carvalho  disse que o governo não “infiltrava gente para saber das coisas”. Para o deputado tucano, a reportagem de Veja desmente o ministro. “Ele precisa, urgentemente, esclarecer esta situação”, reprovou.

(Da assessoria da Liderança/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
16 junho, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *