Desperdício


Tucano cobra explicações sobre gastos abusivos com passagens aéreas e publicidade 

O deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP) apresentou nesta semana requerimento solicitando a convocação da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para prestar esclarecimentos sobre gastos excessivos com passagens aéreas e publicidade.

Pela proposta de Thame, o governo federal terá que esclarecer os valores gastos com passagens aéreas e publicidade no período de 1º de janeiro de 2003 a 5 de junho de 2013. O requerimento do parlamentar cita texto do jornal “O Estado de S. Paulo” com o título: “Gasto de R$ 1,2 bilhão: CGU aponta desperdício com passagens aéreas”.

De acordo com a publicação, a Controladoria-Geral da União fez um pente fino e encontrou desperdício e falta de planejamento. As despesas cresceram desde o início do governo Dilma Rousseff, que já consumiu R$ 1,2 bilhão. Foram analisados cerca de 49,5 mil bilhetes emitidos para servidores e autoridades. Os auditores descobriram que a maioria dos órgãos federais adquire os voos a preços inflados e com pouca antecedência.

A CGU analisou os gastos em viagens dos três trechos mais requisitados do país (Brasília-São Paulo, Brasília-Rio e Rio-São Paulo) no segundo semestre de 2011 e encontrou distorções nos preços. Nos trechos Brasília-São Paulo, as distorções alcançaram 155%. No eixo Brasília-Rio, as diferenças alcançaram 146%.  

Para Thame, a denúncia é gravíssima. “Diante dessa notícia impressionante, as informações que ora requeremos são de fundamental importância para o desempenho das atribuições constitucionais deste Parlamento”, ressaltou.

(Reportagem: Edjalma Borges/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
14 junho, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *