Causa nobre


Thame representará Brasil na Organização Global de Parlamentares contra Corrupção

A sessão de instalação do Capítulo Brasileiro da Organização Global de Parlamentares Contra a Corrupção será realizada nesta terça-feira (18) às 14h30 na Câmara e terá o deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP) como representante.

 O GOPAC, sigla em inglês da organização, terá uma representação brasileira em Brasília. Trata-se de uma rede internacional de parlamentares dedicados à boa governança e ao combate à corrupção. Desde a sua criação, em 2002, a entidade tem promovido intercâmbios entre congressistas para disseminar ideias, casos de sucesso, boas práticas e ações efetivas no combate à corrupção.

Atualmente, deputados e senadores de 40 países integram a organização, que tem sede em Ottawa (Canadá) e representações nos cinco continentes. Após um ano de discussões e requerimentos do Deputado Mendes Thame, o lançamento do capítulo brasileiro da organização será realizado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. O esforço dos parlamentares se justifica pela importância e impacto do grupo no cenário mundial.

A sessão terá a participação do Vice-Presidente da Gopac, senador da República do México Ricardo Garcia Cervantes, convidado especial para o lançamento do capítulo brasileiro. O comitê executivo será presidido pelo deputado Mendes Thame, que destacou a grandeza do fato para a melhoria da democracia no Brasil.

“Com essa instituição internacional, criando no Brasil o seu capítulo, os parlamentares brasileiros se engajem definitivamente em mais este esforço mundial para combater a corrupção. A grande vantagem da Gopac é aproveitar em cada país experiências bem sucedidas em outros países e, com isso, acelerar o processo de criação de um arcabouço jurídico que proteja efetivamente o erário” ressaltou o parlamentar.

Entre os objetivos da representação brasileira está a de desenvolver a capacidade dos parlamentares em vigiar as atividades do governo e de outras instituições públicas, fazendo com que sejam responsáveis por suas ações. A mobilização da sociedade civil e a sua participação ativa nos esforços contra a corrupção é outro aspecto importante, além de pleitear a inclusão de medidas contra a corrupção em todos os programas do governo e trabalhar para a melhoria das capacidades das instituições nacionais e regionais, a fim de enfrentar mais eficientemente o péssimo problema da corrupção.

Logo após o lançamento será realizado Workshop sob o tema: Metodologias e instrumentos de combate à corrupção com enfoque no Artigo 5 do Capítulo II : Medidas preventivas – Políticas e práticas de prevenção da corrupção e no Artigo 63 do Capítulo VII:  Mecanismos de aplicação Conferência dos Estados Partes da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. Os palestrantes serão o senador mexicano Ricardo García Cervantes e o professor Roberto Romano, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

(Da assessoria/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
14 junho, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *