Problema generalizado


Tucano rebate ataques de Dilma a críticos da política econômica do governo

O deputado Dudimar Paxiúba (PA) rebateu afirmações da presidente Dilma em relação aos críticos à política econômica do governo federal. Em discurso durante o lançamento do programa Minha Casa Melhor, a petista chamou de levianos e 

pessimistas os que apontam os erros de sua gestão e disse que o Brasil tem inflação e contas públicas sob controle. Dilma inspirou-se em um personagem de Camões em "Os Lusíadas", o Velho do Restelo – figura pessimista que a todo instante maldizia as aventuras de Vasco da Gama – para criticar os "velhos do Restelo que importunam o governo com maus agouros para a economia”.

“Será que só os olhos dela enxergam um país diferente? Será que só ela vê um país que progride, não tem inflação e trata o recurso público da forma certa e onde os impostos são revestidos na construção de obras e serviços?”, questiona o deputado. Diferentemente do que prega a presidente, dados oficiais do IBGE mostraram que a inflação de alimentos chegou a 14% nos últimos 12 meses e que a economia ainda não reagiu ao baixo crescimento de 0,9% do PIB em 2012. O resultado do primeiro trimestre de 2013 foi de apenas 0,6%.

Play

“Tentar desqualificar o posicionamento da oposição não adianta de nada. Isso não faz o país melhorar. O que precisa ser feito pelo governo é uma autocrítica, uma reavaliação para buscar novos rumos e que o país possa finalmente encontrar o caminho da prosperidade”, alerta Dudimar.

O parlamentar afirma que as objeções feitas pela oposição, imprensa e economistas não se tratam de pessimismo, mas de alertas quanto a uma realidade latente e já sentida pelos cidadãos. Exemplo disso, lembra o tucano, é a queda na popularidade da presidente. “Os problemas são generalizados e já chegam lá na ponta. A inflação está nítida nas prateleiras dos supermercados. Para mim, a inflação real ainda é muito mais perversa que a dos números oficiais”, afirma.

Como destaca o Instituto Teotônio Vilela (ITV), “não há rumo nem lógica alguma nas ações da gestão de Dilma”. No mesmo momento em que seu ministro da Fazenda diagnostica que o problema do país é investimento de menos e consumo de mais, a presidente decide conceder subsídio para compra de eletrodomésticos e mobília. O “Minha Casa Melhor” é exemplo típico.

Aos olhos de Dilma, que, diga-se de passagem, é economista, a situação econômica do país vai muito bem. Mas não é o que dizem o mercado, especialistas, oposição e mídia em geral. Quem está errado? Nesta semana o mercado reduziu a expectativa de expansão do PIB para 2013 pela quarta vez consecutiva: passou de 2,77% para 2,53%. A projeção para a alta de preços manteve-se em 5,8%, em 2013 e 2014. Completa o cenário negativo a redução pelo mercado da expectativa sobre a balança comercial de US$ 8,30 bilhões para US$ 7,35 bilhões. A taxa básica de juros, hoje em 8%, deverá fechar o ano em 8,5%, e 2014 em 8,75%.

“O PT não encontra o caminho certo e, com isso, o país não se desenvolve, os investimentos e obras estruturantes caminham a passos de cágado. O que se vê é um descalabro total na administração pública. Enquanto a presidente não descer do seu pedestal e caminhar onde as pessoas comuns caminham, não encontraremos uma solução para os grandes problemas que afligem esse país de ponta a ponta”, ressalta Dudimar.

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), também rebateu os ataques de Dilma aos que apontam os erros do governo. O tucano afirmou que não será com ataques à oposição que a petista reconduzirá a economia para o rumo certo. O senador recomendou serenidade à presidente, lembrando que o Planalto precisa apresentar soluções corretas para o crescimento da inflação e a estagnação da economia.

“É preciso que a presidente tenha serenidade para fazer um diagnóstico correto do que está levando à fragilização da economia e à diminuição das expectativas positivas que existiam em relação ao Brasil. Não serão ataques fortuitos e absolutamente fora do tom à oposição que vão permitir que a inflação volte ao controle e que o Brasil supere o crescimento pífio dos últimos dois anos”, afirmou.

(Djan Moreno com informações do Site do PSDB/ Foto: Antonio Cruz/ABr/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
13 junho, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *