Melhor caminho


Azeredo destaca tese de vencedor do Nobel no combate à miséria ignorada por Lula

Em discurso nesta quarta-feira, o deputado Eduardo Azeredo (MG) destacou a entrevista do vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2006, o indiano Muhammad Yunus. Em entrevista à revista "Época" desta semana, o economista declarou que “dar dinheiro para os pobres mascara a miséria”.

Fundador do Grameen Bank e autor do livro "O banqueiro dos pobres", Yunus contribuiu de forma decisiva para popularizar o microcrédito em todo o mundo. Para ele o empreendedorismo é uma solução mais eficaz do que programas assistencialistas na redução da miséria.

O tucano destaca a contribuição do Nobel da Paz. “Nós precisamos sim combater a miséria e a questão da doação do dinheiro é uma solução, mas deve ser algo temporário. A solução permanente é, na verdade, o microcrédito, o empreendedorismo, é o apoio ao pequeno empreendedor”, defendeu.

Na entrevista, Yunus lembra que esteve com Lula no Brasil quando o petista presidia o país e apresentou a ele proposta para trazer o Grameen, o banco de microcrédito. No entanto, tentativa foi em vão – não houve interesse do governo em prosseguir com o projeto no país. Yunus citou também os contatos com o Banco do Brasil, entidade financeira pública, mas até agora não houve nada de concreto.

O Nobel da Paz esteve no Brasil na semana passada para participar do lançamento de um fundo local de investimentos em negócios sociais e eventos promovidos pela Editora Globo.

(Reportagem: Edjalma Borges/ Foto: José Cruz – ABr)

Compartilhe:
12 junho, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *