Meio Ambiente


A pedido de Tebaldi, ministra será chamada para dar explicações sobre uso do Fundo da Amazônia

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) aprovou nesta quarta-feira (12), por unanimidade, requerimento do deputado Marco Tebaldi (SC) que convida a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para prestar esclarecimentos sobre o Fundo Amazônia. O tucano quer explicações especialmente sobre os recursos disponíveis e projetos em estudo e em fase de execução, bem como compromissos assumidos pela atual gestão.

Embora seja contrário aos princípios de soberania nacional, o Governo Federal, ainda sob a liderança de Lula, instituiu este fundo em 2008. Entre outros aspectos polêmicos, ele possibilita que estados estrangeiros, como Alemanha e Noruega, façam doações que contribuam com a preservação da Amazônia, reduzindo o desmatamento, o que consequentemente diminuiria a emissão de gases de efeito estufa.

O fundo tem atualmente R$ 1,29 bilhão para investimentos que visam frear o desmatamento da Amazônia. No entanto, apenas 11,4% do valor foram utilizados para esse fim. Esse fato acabou por gerar desconfiança internacional, fazendo com que países se sentissem no direito de opinar sobre assuntos nacionais – neste caso, sobre a preservação de nossas florestas. Além de admitir clara ineficiência do governo petista em direcionar recursos para esta causa, deixa no ar a dúvida: “Se somos uma das maiores economias do mundo, por que precisamos de ajuda externa?”. Preocupado com a questão, Tebaldi apresentou o requerimento.

 (Da assessoria de deputado, com alterações/ Foto: Felipe Muniz)

Compartilhe:
12 junho, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *