Manifestação


Deputados defendem fim do voto secreto para aproximar parlamentares e eleitores

Os deputados Vanderlei Macris (SP) e Ruy Carneiro (PB) participaram nesta quarta-feira (12) do ato público em defesa do fim do voto secreto, no Salão Verde da Câmara. A manifestação foi organizada pela Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto. 
 
Macris afirmou que é importante o cidadão saber como seus representantes se posicionam nas votações. De acordo com ele, o voto aberto vai restabelecer a credibilidade dos parlamentares junto aos eleitores. “É impossível o eleitor saber como votou seu representante porque o voto é secreto. Então, nós queremos o voto aberto. A transparência é mais importante que qualquer coisa para adquirir a confiabilidade do eleitor. O Parlamento precisa estabelecer o voto aberto para que cada voto do deputado seja acompanhado e fiscalizado pelo seu eleitor”, declarou.
Play
 
A expectativa do deputado é que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 196/12, do senador Alvaro Dias (PR), que restringe o fim do sigilo às votações para cassação do mandato parlamentar seja votada ainda este semestre. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), se comprometeu a pautar a matéria antes do recesso parlamentar. A PEC precisa ser votada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e depois ser analisada por uma comissão especial, antes de chegar ao plenário.
 
Ruy Carneiro, por sua vez, que já apresentou como deputado estadual, por três oportunidades, um projeto de lei para acabar com o voto secreto na Assembleia da Paraíba, também solicitou ao presidente da Câmara a inclusão do tema na Ordem do Dia. “Esse é um debate que precisa constar na pauta política do Brasil. Acredito que esse é mais um gesto de aproximação da Casa com a sociedade. Vamos seguir cobrando”, antecipou.
 
O parlamentar defende a apreciação da PEC 349/2001, que estabelece o voto aberto em todas as votações do Legislativo. “Quero a votação da PEC que acaba com qualquer votação secreta na Casa. Esse tempo já passou. Reafirmo que a nossa democracia é madura suficiente para esse novo Brasil que estamos construindo”, defendeu.
 
Matéria atualizada às 17h58.
 
(Reportagem: Alessandra Galvão com assessoria do deputado Ruy Carneiro/ Foto: Camila Kleinhandler/ Áudio: Elyvio Blower)
Compartilhe:
12 junho, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *