Impacto ambiental


Nilson Leitão defende responsabilidade ambiental na construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas

A pedido do deputado Nilson Leitão (MT), líder da Minoria na Câmara, a Comissão de Agricultura discutiu, nesta terça-feira (11), os impactos rural, social e econômico das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) em seus municípios sede. O parlamentar considerou o debate importante, no momento em que o Brasil vem tentando buscar energia limpa. Ele defende que haja preocupação ambiental na hora da construção de hidrelétricas.

De acordo com o tucano, a energia dessas usinas é limpa, mas alguns municípios que recebem as PCHs não as encaram como um benefício para a região. “Muitas vezes há alagamentos que tomam 4 km à margem dos rios onde estão sendo construídas as usinas, o que causa impacto ambiental”, apontou. As PCHs levam uma série de vantagens para o sistema de energia e servem para equilibrar o sistema. O mercado é aquecido durante a construção das hidrelétricas, o que gera emprego e renda.

Play

O líder considera preocupante o fato de os municípios sede não terem o benefício econômico nos impostos. O ICMS daquela geração de energia não é recebido no estado, o que mostra a falta de sintonia do governo federal. “A maioria dos rios pode ser geradora de energia e também com condições de ter hidrovia e fonte de irrigação para a agricultura. Não há um conjunto de obra para tudo isso. O Ministério de Minas e Energia, por exemplo, trabalha para construir uma usina maior. Enquanto isso, o Ministério dos Transportes é moroso e não trabalha para fazer a hidrovia”, lamentou.

O deputado ressaltou a importância dos empreendimentos para o desenvolvimento do país, mas defendeu que haja responsabilidade ambiental na hora da construção das usinas. “O Ibama colocou de forma clara essa situação. Não há como construir uma PCH se não tiver uma erosão no rio. O que falta é o governo ter visão geral do assunto. Falta gestão com uma visão global para que o Brasil possa crescer de forma conjunta em todos os setores”, ressaltou.

Por fim, Leitão destacou a necessidade da construção das PCHs, mas afirmou ser um erro do governo a forma como elas são feitas. O deputado defende alternativas tecnológicas que reduzam o tamanho dos alagamentos e mudanças na forma da implantação.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
11 junho, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *