Debatendo os impactos das PCHs


A pedido de Nilson Leitão, comissão promove audiência sobre pequenas centrais elétricas

A Comissão de Agricultura da Câmara promove na próxima terça-feira (11) audiência pública para debater o impacto rural, social e econômico das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) em seus municípios sede. Marcado para as 14h30 no plenário 6, o debate será realizado  a pedido do deputado Nilson Leitão (MT).

O objetivo da reunião é analisar PCH’s e hidrelétricas, debatendo qual das duas causa menor impacto, sempre preocupado com as influências graves e irreversíveis que podem ser causadas ao bioma de uma região e para as populações que nela vivem.

“Os novos empreendimentos são sempre bem vindos para o desenvolvimento do país, mas é preciso harmonizar com a preservação ambiental para que seja possível alcançar um desenvolvimento sustentável”, diz Leitão.

Ou seja, é fundamental  levantar os impactos rurais e adotar medidas mitigadoras ou compensatórias para harmonizar o empreendimento com o campo e as atividades econômico-social e financeira da comunidade local.

Estão confirmadas as presenças do secretário de Meio Ambiente de MT, José Esteves; do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Mato Grosso; deputado Dilmar Dal Bosco, o coordenador-geral de Infraestrutura Rural e Logística da Produção – DIEL/SDC, Demetrios Christofidis, representando o ministro da Agricultura e o presidente da Embrapa; do Coordenador-Geral de Infra-Estrutura de Energia Elétrica do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis Naturais, representando o IBAMA e o MMA, Thomaz Miazaki; além de o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Mato Grosso, Rui Carlos Ottoni.

(Da redação com informações da Liderança da Minoria/ Foto: Agência Minas)

Compartilhe:
7 junho, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *