Suspeita de fraude


Aprovado pedido de informação sobre possível golpe em patrocínios da Caixa e Petrobras no Paraná

Requerimento de informação à Caixa Econômica Federal (CEF) e à Petrobras foi aprovado nesta quarta-feira (5) pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara. De autoria do deputado Vanderlei Macris (SP), o pedido surgiu depois que uma reportagem da revista "Veja" revelou uma suposta fraude na captação de recursos de estatais para escolas de samba de Londrina. O parlamentar quer que as instituições expliquem a forma como se deram os patrocínios referidos na reportagem.

De acordo com a publicação, o pivô do escândalo é o petista André Guimarães, assessor do vice-presidente da Câmara, o deputado André Vargas (PT-PR). A matéria afirma que, Guimarães, “especialista em difamar adversários do partido na internet”, tentou enganar a Petrobras e a Caixa falsificando cartazes com anúncios das empresas no Carnaval de Londrina, base eleitoral do parlamentar. 

Play

Para  intermediar o recebimento do dinheiro, ele teria recorrido a duas entidades: uma com sede em Londrina, chamada Adecesc, e a outra com sede em Brasília, batizada de Instituto Nijmeh, que receberia os recursos das estatais. O esquema de captação de recursos beneficiaria, na teoria, escolas de samba do município paranaense. Chamado pela revista de “cupincha do deputado André Vargas”, o petista teria tentado aplicar um golpe de R$ 180 mil nas duas estatais.  

Mas como  mostra a “Veja”, o instituto percebeu que os folders, cartazes, camisetas e bonés das estatais para a festa não estavam sendo distribuídos conforme prometido. Cobrado, o petista teria confeccionado às pressas material fraudulento na tentativa de enganar os patrocinadores e a entidade comandada por Hussaina.  

“Essa questão de patrocínio foi denunciada de maneira aberta e nossa comissão não pode deixar que isso passe em branco. É importante que tanto a Caixa quanto a Petrobras possam explicar como realmente se deram esses patrocínios”, afirmou Macris durante a votação do requerimento. O tucano afirmou que deverá apresentar em breve um pedido de audiência pública para tratar dos financiamentos feitos pelos diversos órgãos federais, sempre alvo de denúncias de fraudes.

(Da redação/ Imagem: facsimile – revista Veja/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
5 junho, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *