Mobilização


 

Ruy conclama união da bancada da PB para agilizar votação do perdão das dívidas dos agricultores
 

O presidente do PSDB da Paraíba, deputado Ruy Carneiro, defendeu a união da bancada federal do estado no sentido de agilizar a votação, na Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei do Senado (PLS) 688/2011, do senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), que autoriza o perdão de dívidas de crédito rural de até R$ 35 mil (no valor original), contratadas por agricultores familiares na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
 
A proposta foi aprovada ontem na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e agora segue para a Câmara. “Lá houve a sintonia dos nossos três senadores e aqui na Câmara eu conclamo toda a nossa bancada para que juntos possamos pressionar os nossos líderes partidários e os demais colegas deputados, com o objetivo de agilizar a votação desse texto que julgo fundamental para resolver a situação dos pequenos e médios agricultores que tanto sofrem com as execuções judiciais”, defendeu Ruy Carneiro.
 
Com a medida, ficam suspensas as execuções judiciais, e os beneficiados não podem ser inscritos em quaisquer sistemas de registro de inadimplência. O perdão é válido para empréstimos contraídos até 31 de dezembro de 2001. Aqueles que contrataram empréstimo entre 1º de janeiro de 2002 até a data de publicação da lei, poderão liquidar sua dívida mediante a contratação de nova operação com juros de 3% ao ano, com redução de 65% do valor da operação original e prazo para sua amortização de até dez anos.
 
"Nos últimos anos os agricultores que contrariam empréstimos na expectativa da chegada da chuva perderam tudo, e ainda estão sendo cobrados judicialmente. Em vários casos os bancos oficiais querem até tomar a terra do homem do campo. Isso é inadmissível e para resolver essa situação defendo uma política específica de crédito rural para o semiárido, observou Ruy Carneiro.
 
(Da assessoria do deputado/Foto: Alexssandro Loyola)
Compartilhe:
5 junho, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *