Lambança


Em audiência na Câmara, presidente da Caixa será cobrado sobre trapalhada no Bolsa Família 

O presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda (foto), participará de audiência pública conjunta das comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Seguridade Social e Família. De autoria do deputado Akira Otsubo (PMDB-MS), o requerimento foi apoiado na CFFC pelos tucanos Carlos Sampaio (SP), Vaz de Lima (SP), Vanderlei Macris (SP) e Izalci (DF). Em pauta, dois programas federais que têm o banco como protagonista: o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida.

No último dia 27 Hereda admitiu, em entrevista coletiva, que o banco repassou informação errada sobre a liberação de todos os pagamentos do Bolsa Família na véspera dos boatos que levaram mais de 900 mil pessoas de 13 estados às agências e caixas eletrônicos para sacar os benefícios.

A Polícia Federal abriu inquérito para descobrir a origem do boato. A principal linha de investigação aponta erros internos cometidos pela própria Caixa. Na audiência pública, que ainda não data agendada, Hereda deve ser questionado sobre a trapalhada do banco.

Diante da aprovação da proposta acabou retirado de pauta requerimento de Vaz e de Sampaio que pediam o convite a Hereda para prestar esclarecimentos sobre a antecipação do pagamento do benefício e também sobre a mudança de postura na versão dada pela CEF sobre esse procedimento. Na Comissão de Seguridade também foi acatado nesta quarta requerimento para que Hereda se justifique. 

Quanto ao programa habitacional, a CFFC  aprovou requerimento de Macris e Izalci para que Hered aborde problemas no “Minha Casa Minha Vida” em áreas federais do Distrito Federal.  Reportagem do jornal “Correio Braziliense” denuncia esquema de cobrança indevida por lote bancado com dinheiro público no DF. As construções são financiadas pela Caixa com recursos do programa habitacional.  

Leia também:

Trapalhada do Bolsa Família: Caixa precisa esclarecer erros que podem ter provocado tumulto

(Da redação/ Foto: José Cruz- Abr)

Compartilhe:
5 junho, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *