Tensão generalizada


Presidente da Subcomissão de Demarcações Indígenas se reúne com general

O presidente da Subcomissão de Demarcações de Terras Indígenas, deputado Nilson Leitão (MT), participou nesta terça-feira (4) de reunião no Comando do Exercito Brasileiro para tratar de um tema que tem provocado tensão em várias partes do país. O tucano foi recebido pelo general Enzo Martins Peri junto com o presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, Jerônimo Goergen (PP-RS), e o deputado Paulo Cesar Quartiero (DEM-RR).

A preocupação dos deputados diz respeito à condição de calamidade em que se encontram diversos estados devido à maneira errônea como são feitas as demarcações pela Fundação Nacional do Índio (Funai). A falta de eficiência, critérios e estudos têm causado confusão, deixando inúmeras famílias desalojadas e criando conflitos que chegam a gerar mortes entre índios e não-índios.

Os últimos escândalos divulgados na mídia mostram a existência de laudos fraudulentos para que houvesse novas demarcações. Prevendo que a calamidade estava perto de acontecer, no último mês Leitão e a bancada ruralista estiveram reunidos com o vice-presidente da República, Michel Temer; com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; com o Advogado-Geral da União, Luís Adams; e agora com o comandante do Exército.

Em todas as audiências o objetivo era encontrar uma solução rápida para colocar fim aos conflitos. “O que buscamos todo esse tempo é uma intervenção do governo. A situação é desesperadora e as famílias que estão sendo desalojadas não aguentam mais o descaso. Nosso último recurso agora é buscar auxilio junto ao Exército”, afirma Leitão.

O questionamento levantado na reunião de hoje é a atuação da Funai, órgão responsável pelas demarcações, uma vez que uma de sua finalidade é cuidar do bem estar do índio, o que não tem acontecido. “As demarcações estão acontecendo de forma desenfreada. Qual o sentido das demarcações se os índios estão abandonados?”, questiona o deputado.

No encontro foi entregue ao general uma documentação de reivindicações e protestos em relação à situação e explicando a grandeza da desordem.

(Da assessoria da Liderança da Minoria, com alterações)

Compartilhe:
4 junho, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *