Pior resultado em 11 anos


Planalto deve rever política econômica para contornar péssimo saldo da balança comercial, acredita Valdivino

Em maio, a balança comercial registrou o pior resultado para o mês desde 2002. A diferença entre as exportações e as importações ficou em US$ 760 milhões, valor 74,3% inferior a maio de 2012. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior nesta segunda-feira (3).

Para o deputado Valdivino de Oliveira (GO), esse é um dos resultados da política econômica equivocada adotada pela presidente Dilma. Segundo ele, com esse modelo o PT está provocando a desindustrialização. “É preciso nesse momento repensar a política econômica, reformular a lei Kandir, repensar uma política cambial para o país e rever a decisão do Senado que equalizou essa chamada alíquota da guerra dos portos. De certa forma, o Brasil apresenta resultados pífios na sua balança comercial e isso é ruim para a nossa economia”, afirmou.

Play

De acordo com o tucano, a situação é grave e o governo do PT segue na contramão do problema. Segundo Oliveira, a péssima infraestrutura logística é também um dos fatores que levam a esse resultado ruim, elevando o custo Brasil. “E agora a infraestrutura portuária é uma das mais evidentes. Um navio às vezes fica 30, 40 dias esperando para descarregar ou carregar e isso acaba elevando substancialmente os preços domésticos”, ressaltou. Em maio do ano passado, a balança comercial registrou US$ 2,962 bilhões.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
3 junho, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *