É preciso agir


Nilson Leitão apresenta emenda para recuperar cadeia produtiva de etanol

O deputado Nilson Leitão (MT) apresentou emenda à Medida Provisória nº 615 que prevê a concessão direta de subvenção econômica às industriais e cooperativas na região Centro-Oeste e Nordeste no valor de R$ 0,30 por litro de etanol efetivamente produzido e comercializado na safra 2011/2012. A proposta previa o valor de R$ 0,20, valor insuficiente para recuperar a cadeia produtiva devastada com os efeitos da seca desde o final de 2011.
 

“Com os efeitos da seca e a produção de etanol perdendo competitividade, fica em risco a cadeia produtiva dessa importante fonte renovável de energia, o etanol. Precisamos agir para que isso não aconteça”, alerta o líder da Minoria na Câmara. Somado a esse quadro, quando a moagem de cana-de-açúcar é menor que a esperada na safra, o mercado tem menos etanol afetando imediatamente os preços do combustível nas bombas.
 

O uso do etanol em veículos pode reduzir em até 73% as emissões de CO2 se usado em substituição à gasolina, conforme levantamento realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Agrobiologia, que considerou a emissão de gases em todo o processo de produção de etanol, desde a aplicação de fertilizantes, construção de usina e fabricação de máquinas e tratores.
 

A emenda do líder também tem o objetivo de reduzir a importação de gasolina pela Petrobras, que hoje é cerca de 50 mil barris por dia.

 

(Da assessoria da Liderança da Minoria/ Foto: Marcello Casal Jr – Ag. Brasil)

 
Compartilhe:
29 maio, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *