Crescimento pífio


Política econômica equivocada do governo Dilma é responsável pelo PIBinho, destaca Kaefer

O crescimento de apenas 0,6% da economia brasileira no primeiro trimestre de 2013 não é motivo de surpresa, na avaliação do deputado Alfredo Kaefer (PR). Enquanto a expectativa do governo era uma expansão de 1% do PIB, o país alcançou a mesma taxa do último trimestre do ano passado. A economia continua estagnada no terceiro ano da gestão Dilma. Em todo o ano de 2012, a economia brasileira cresceu apenas 0,9%, de acordo com o IBGE. 

Para o tucano, falta planejamento à política adotada pela administração federal. Segundo Kaefer, as desonerações pontuais concedidas pelo Executivo não são suficientes para reverter o cenário atual. “É uma política macroeconômica distorcida e o resultado está aí: o PIBinho da Dilma”, afirmou o parlamentar nesta quarta-feira (29).

Play

Conforme apontou o deputado, a imagem de gestora eficiente da presidente Dilma Rousseff, propagandeada durante a campanha eleitoral, não se confirmou. “Erra-se na gestão da economia com inflação acima do limite e com o crescimento extremamente baixo. É preciso planejamento para estimular o crescimento por meio de investimentos em infraestrutura, parcerias com a iniciativa privada e redução de custos da máquina pública, que está inchada”, avaliou.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu hoje que a economia brasileira não deverá crescer no ritmo de 3,5% neste ano – previsão do orçamento de 2013. Segundo ele, esse valor certamente será revisado para baixo. Até agora o melhor resultado produzido pela presidente foi de 2,7%, em 2011.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
29 maio, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *