Água contaminada


Comissão de Seguridade vai discutir qualidade da água distribuída no Nordeste

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou, nesta quarta-feira (29),  requerimento do deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) que pede a realização de audiência pública para debater a operacionalização da distribuição de água aos municípios nordestinos que se encontram em estado de calamidade pública por causa da estiagem.

Segundo o tucano, a seca no Nordeste põe à prova o discurso sobre ações estruturantes para enfrentamento dos longos períodos de estiagem. “As estratégias para garantir o fornecimento de água potável para a população destes municípios estão comprometidas, uma vez que já vêm ocorrendo casos de contaminação por meio do consumo da água distribuída”, ressaltou.

O que deveria ser um alívio para o nordestino passa a ser mais um fator de risco, haja vista que a quantidade de doenças transmitidas por água contaminada é grande, lamentou Gomes de Matos. Podem variar de uma simples diarreia a surto de cólera como o que aconteceu na década de 1990, acrescentou.

Diante do triste cenário, o parlamentar considera necessário o debate para saber a qualidade da água que está sendo distribuída para as regiões. “Assegurar a oferta de água com qualidade é assegurar vida para população do semiárido nordestino”, disse. Segundo informou o tucano, a expectativa é que, para o segundo semestre, os recursos hídricos fiquem mais escassos, o que irá comprometer ainda mais a qualidade da água, podendo inclusive comprometer a “Operação Carro-Pipa”.

“Desta forma torna-se necessária a realização desta audiência pública com o objetivo de aprimorar as ações desenvolvidas pelos órgãos governamentais responsáveis pelo sistema de distribuição de água potável para estas localidades”, defendeu. Segundo dados do Ministério da Integração, em outubro de 2012, 692 municípios eram atendidos por 3.791 carros-pipas abastecendo uma população de 3.086.545 habitantes do semiárido nordestino.

Foram convidados os ministros da Saúde, Alexandre Padilha; da Integração Nacional; Fernando Bezerra, representante do Comando do Exército que coordena o Programa de distribuição de água no semiárido no Nordeste; diretor presidente da Agencia Nacional das Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, a presidente da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará, Adriana Pinheiro, entre outros.

(Reportagem: Letícia Bogéa/ Fotos: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
29 maio, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *