Gargalos nacionais


Tucanos duvidam que governo federal consiga colocar infraestrutura do país nos trilhos

A infraestrutura precária se tornou uma das maiores marcas do governo petista, sobretudo na gestão Dilma. Exemplos não faltam de empreendimentos com execução pífia e ainda assim consumindo bilhões dos cofres públicos. Especialistas acreditam que seriam necessários R$ 500 bilhões para suprir o déficit de logística do Brasil, mas o governo não investe nem a metade. A Ferrovia Transnordestina (foto), a Transposição do São Francisco, a usina de Belo Monte e tantas outras obras são provas da péssima administração federal.

Os deputados Plínio Valério (AM) e Marco Tebaldi (SC) duvidam que o governo consiga colocar a infraestrutura nos trilhos se continuar deixando-a em segundo plano. Para eles, além da incompetência somam-se fatores como a falta de planejamento antes do início das obras e o descaso, que coloca a propaganda oficial acima dos gargalos nacionais.

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“O governo petista não tem planejamento, tudo é feito de maneira açodada. O fato de calcular os custos e sempre se gastar o dobro demonstra que há mesmo falta de competência”, alerta Valério. A constatação do tucano corresponde à realidade. A ferrovia Transnordestina, orçada em R$ 4,5 bilhões, deve consumir dos cofres nacionais cerca de R$ 8 bilhões, ou seja, quase o dobro, e ainda não está nem na metade de sua construção.

O mesmo acontece com a Usina de Belo Monte, com previsão inicial de R$ 16 bilhões, mas que não deve sair por menos de R$ 30 bilhões. O que dizer então da Transposição do Rio São Francisco? Como resumiu o jornal “O Globo”, seria a rendição de 12 milhões de sertanejos, mas “não passa de um conjunto de canais desconectados, dutos enferrujados com ferros retorcidos e estação elevatória que parece um fantasma de concreto”. Era para ser entregue no ano passado, mas não ficará pronta antes de 2015. A previsão orçamentária já passou de R$ 4,5 bilhões para R$ 8,2 bilhões.

Ouvido pelo “Correio Braziliense”, o presidente da empresa de Planejamento e Logística (EBL) admite: “O problema passou a ser execução, porque as grandes obras não tinham projetos nem licenças”. Isso quer dizer, como destacam os deputados do PSDB, que o governo lançou as obras sem planejá-las.

"O problema de infraestrutura é claro e a solução seria desafogar nos gargalos. Mas falta planejamento e sobram incompetência e açodamento”, resume Valério.“A infraestrutura nunca foi prioridade para a gestão petista, pois a prioridade sempre foram as medidas populistas”, afirma.

Apesar da necessidade de R$ 500 bilhões em investimentos, a soma das iniciativas recentes do governo não chega à metade desse valor. As concessões de rodovias e ferrovias somam R$ 130 bilhões, os três aeroportos  privatizados devem gerar investimentos de R$ 3,6 bilhões até o próximo ano e as concessões de portos representam R$ 50 bilhões.

  “O governo do PT prioriza o marketing, mas não dá atenção devida aos projetos estruturantes. Já gastaram muito mais que o previsto e as obras não saem do papel, ou seja, falta mesmo planejamento, competência e vontade para fazer”, afirma Tebaldi.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Ministério dos Transportes/ Áudio: Elyvio Blower)

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27 maio, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

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