Requerimentos


PSDB quer que CEF dê explicações sobre antecipação no pagamento do Bolsa Família

O Líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), quer que o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, dê explicações sobre a antecipação do pagamento do Bolsa Família e também sobre a mudança na versão dada pelo banco sobre esse procedimento.

De acordo com o Líder, requerimentos de convite a Hereda serão protocolados nas Comissões de Fiscalização, Financeira e Controle e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Também será enviado ofício ao presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, solicitando apuração sobre a ação da CEF.

Sampaio afirmou também que o PSDB irá convocar a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, para que ela esclareça se tinha conhecimento da antecipação do pagamento.

O Líder do PSDB vai apresentar, ainda, uma representação solicitando que o Ministério Público Federal apure os fatos e a responsabilidade sobre a origem dos boatos, que prejudicaram os beneficiários do programa que atende a população mais necessitada.

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, todos os benefícios do programa foram liberados de uma só vez, no dia 17, na conta das 13,8 milhões de famílias atendidas. No dia seguinte, por causa do boato de que o programa seria extinto, houve correria às agências para o saque do dinheiro em vários Estados. Questionada, a CEF, que até então negava a antecipação do pagamento, mudou a versão e afirmou que optou por permitir o saque por conta de ações para melhorar o cadastro de informações sociais.

“A Caixa Econômica precisa dar explicações sobre o que motivou a antecipação dos benefícios e porque só agora admitiu ter feito o pagamento antes do previsto. Não nos parece ser rotineiro e fácil antecipar o pagamento de R$ 2 bilhões de uma hora para outra”, afirmou o Líder.  Segundo ele, a Polícia Federal também precisa investigar se a mudança na data sem comunicado prévio pode ter contribuído para a boataria.

Polícia Federal: além de Sampaio, os demais líderes da Oposição, Ronaldo Caiado (DEM), Rubens Bueno (PPS) e Nilson Leitão (Minoria), irão se reunir nesta semana com o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra, para pedir agilidade na apuração sobre a origem e motivação do boato e também para acompanhar as investigações.

(Da assessoria da Liderança/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
25 maio, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *