Jornada Mundial


Otavio Leite destaca importância de integração para garantir segurança na visita do papa Francisco

Durante audiência pública solicitada pelo deputado Otavio Leite (RJ), representantes de diversos órgãos garantiram que a Jornada Mundial da Juventude, promovida pela igreja Católica em julho no Rio de Janeiro, será um evento seguro. O parlamentar do PSDB destacou a importância da mobilização em prol da segurança e integridade dos participantes do encontro, que receberão pela primeira vez no Brasil o papa Francisco.

“Há uma mobilização muito grande. Hoje podemos identificar isso. Exército brasileiro, polícia federal, militar e civil, guarda municipal. Será um efetivo de pelo menos 12,8 mil pessoas”, destacou o parlamentar. O tucano lembra que na última Jornada, realizada em 2011 em Madri, 8 mil pessoas trabalharam na segurança.

Play

De acordo com o deputado, a audiência realizada nesta terça-feira (21) serviu para reunir os representantes dos diversos órgãos e mostrou a necessidade de interação entre todos. “Sabemos que há um efetivo significativo, a questão agora é só saber organizar, planejar. Há questões que vão desde as fronteiras, até a segurança do papa, além de outras questões delicadas como radioatividade. Não tenho dúvida de que foi muito útil essa reunião para esclarecer questões de defesa e segurança. Não tenho dúvida de que essa audiência ajuda a entrosar todos os órgãos envolvidos na segurança do evento”, disse.

O deputado informou que a comissão de Segurança Pública irá apresentar ofício ao Ministério das Relações Exteriores para que a pasta mobilize as autoridades nos estados que possuem fronteiras com outros países. “Haverá muitos peregrinos vindos de países da América do Sul e é necessário cuidar de questões de segurança e de imigração ilegal. A cooperação com as polícias e exércitos desses outros países também é necessária”, alertou.

Leite destacou ainda que a Lei Geral da Copa colaborou para que um evento como a Jornada possa acontecer, tanto em relação aos vistos, quanto no que diz respeitos aos trabalhadores e até mesmo à adequação das forças responsáveis pela segurança.

Além do arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani, que garantiu que as preparações para o evento estão adequadas, inclusive em relação à segurança do papa Francisco, estiveram presentes na audiência representante das polícias Federal, Militar e Civil, dos governos estadual e municipal e outros organizadores do evento. O secretário de Segurança da cidade de Aparecida (SP), onde o papa também passará durante sua viagem ao Brasil, participou da audiência e garantiu que a cidade está preparada e aberta à integração com as diferentes instituições para garantir a segurança.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
21 maio, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *