Declaração leviana


Nas redes sociais,  tucanos respondem ministra após acusação sobre boatos do Bolsa Família

Os boatos sobre o fim do Bolsa Família e uma possível bonificação pelo Dia das Mães ainda repercutem em todo o país. Deputados do PSDB criticaram nas redes sociais a postura da ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, que utilizou sua conta no Twitter para associar à oposição os comentários que levaram milhares de pessoas a lotéricas e agências no fim de semana. Na Câmara, o líder tucano, Carlos Sampaio (SP), anunciou pedido de convocação da ministra.

No microblog, o deputado Emanuel Fernandes (SP) condenou a acusação de Rosário. “O pecado mora na cabeça das pessoas! Perguntar não ofende: a presidente já repreendeu a ministra?”, questionou. Já o deputado Nelson Marchezan Júnior (RS) afirmou que se a titular tem informações da Polícia Federal, estas serão úteis para punir os responsáveis. Do contrário, a postura da titular pode ser considerada “leviana e irresponsável”.

No domingo, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou que a Polícia Federal já estava trabalhando na investigação do caso. Diante dos boatos que causaram confusão em estados como Alagoas, Amazonas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio de Janeiro, o governo federal negou que as informações fossem verdadeiras. 

Duarte Nogueira (SP) também considerou irresponsável a acusação feita por Maria do Rosário. Segundo ele, a declaração da ministra é inaceitável. O tucano lembrou ainda que o Bolsa Família foi iniciado no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, mas foi desvirtuado e apropriado pelo PT.

O desespero dos beneficiários com um possível fim do programa comprova, na opinião do tucano, que o governo petista trabalha subsidiando a pobreza. “É preciso distribuir as riquezas do país, mas ao mesmo tempo criar condições para que as famílias não dependam somente da renda recebida pelo programa, que deve ser apenas um complemento. Se o valor de R$ 70 usado como 'linha de miséria' pelo governo federal fosse corrigido pela inflação, mais de 22 milhões de brasileiros estariam na extrema pobreza”, disse Duarte.

Jutahy Junior (BA) afirmou que a PF deveria questionar o próprio PT para descobrir quem espalhou os boatos. “O PT tem experiência nacional em espalhar boatos. Basta lembrar como fizeram nas últimas campanhas eleitorais”, postou em seu Facebook.

O deputado Otavio Leite (RJ) afirmou que deverá pautar nesta quarta-feira (22), na Comissão de Segurança Pública, o requerimento de convocação de Maria do Rosário proposto por Carlos Sampaio. 

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
21 maio, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *