Viés ideológico


Contratar médicos de outros países não resolve problema da saúde, reprovam deputados

Deputados, médicos e representantes de associações rechaçaram a iniciativa da presidente Dilma de contratar 6 mil médicos cubanos, portugueses e espanhóis. Em audiência pública conjunta das comissões de Relações Exteriores, de Defesa Nacional e de Seguridade Social e Família nesta quarta-feira (15), eles garantiram que não faltam profissionais. O problema, segundo eles, é de cunho ideológico e de desrespeito às leis, além da falta de investimentos na saúde.

Para o deputado Urzeni Rocha (RR), a decisão do governo petista é equivocada. Segundo o tucano, o governo precisa pagar melhor os profissionais de saúde, investir em unidades básicas e hospitais e equipá-los com medicamentos. “Importar médicos para resolver o problema da distribuição de profissionais no país não é a solução. Médicos, o Brasil tem muitos e de boa qualidade. O que falta é exatamente um financiamento digno para a saúde”, disse.

Play

Rocha ressalta não ser contra a vinda de médicos estrangeiros. Ele cobra, no entanto, que os profissionais tenham formação e qualificação para atender a população brasileira. “Não somos contra a vinda de médicos, somos contra trazer médicos para cá sem saber a capacidade técnica deles. Mesmo não sendo contra, não achamos que é a solução”, retrucou. O deputado, que é médico, lembrou a ida, há alguns anos, de médicos cubanos para Roraima. Passados dois anos, todos se mudaram para grandes centros e abandonaram o projeto inicial.

O deputado Walter Feldman (SP), que também é médico, acredita que o PT confunde os fatos. De acordo com ele, em saúde não dá para adotar um viés ideológico. “Queremos que o mais pobre cidadão brasileiro seja muito bem atendido em qualquer ponto do país. Quando importam médicos sem a qualificação profissional adequada, estão querendo dar um tratamento ideológico”, completou. Existem cerca de 360 mil médicos no Brasil. Por ano, chegam ao mercado de trabalho 15 mil novos profissionais.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto:Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados / Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
15 maio, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *