Data comemorativa


Gomes de Matos defende condições de trabalho dignas para profissionais da assistência social

O deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) fez pronunciamento nesta quarta-feira (15) em homenagem ao Dia Nacional do Assistente Social. O tucano, que presidente a Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social na Câmara, reiterou o compromisso com a luta da categoria e destacou a necessidade de universalização das políticas sociais, expansão efetiva dos direitos e garantia de alocação do orçamento público nas políticas sociais. “O Serviço Social na Luta Contra a Exploração do Trabalho” foi o tema escolhido para as comemorações que acontecem por todo o país.

O deputado afirma que a luta contra a desvalorização do trabalho do assistente social é justa, já que essa categoria não só é essencial na execução de diversas políticas, mas também assume um projeto político comprometido com a defesa dos direitos humanos e da democracia. “São profissionais que buscam assegurar ao cidadão brasileiro a universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais”, disse.

O parlamentar cobra a apreciação dos projetos de lei que fixam um piso salarial para os assistentes sociais. “Minha luta tem sido constante pela aprovação de propostas que melhorem as condições de trabalho dos assistentes sociais no Brasil, a exemplo da efetivação da Lei das 30 horas, aprovação do piso salarial e a realização de concursos públicos nos mais diversos espaços sócio ocupacionais”, ressaltou o parlamentar.

Gomes de Matos avalia que os assistentes sociais são peça fundamental na execução das políticas públicas de saúde, assistência social e na garantia de direitos como o da habitação. “É um profissional que merece o reconhecimento da sociedade e do Estado pelos relevantes serviços que prestam em prol do bem comum. E este reconhecimento deve se dar na garantia das condições dignas de trabalho”, frisou. O parlamentar defende piso de R$ 3.720,00 para a categoria.

Projeto de Lei – Nesta quarta-feira, o tucano apresentou projeto de lei  propondo acrescer na Lei sobre o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social, parágrafo que assegure a construção de Centro de Referência de Assistência Social (Cras) nos loteamentos destinados a famílias de baixa renda, garantindo assim o atendimento continuado e sistemático e ampliando o mercado de trabalho para os profissionais da área.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
15 maio, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *