Vital para a economia


Em sessão solene, tucanos destacam importância do setor de seguros para o país

Os deputados Duarte Nogueira (SP) e Eduardo Azeredo (MG) participaram nesta terça-feira (14) da sessão solene promovida pela Câmara em homenagem ao Dia Continental do Seguro, comemorado hoje. A data foi instituída há mais de 50 anos para estimular a aproximação entre os profissionais de seguros das Américas, realçar a importância social e econômica do setor e o papel na proteção de pessoas, famílias e do patrimônio. Os parlamentares do PSDB afirmaram que a atividade securitária é essencial para o país.

Nogueira lembrou que no continente americano o Brasil é o segundo país em volumes segurados, atrás apenas dos Estados Unidos. O país engloba cerca de 44% da produção de prêmios regional.  “Isso já justifica a realização desta sessão. Trata-se de setor vital para a economia. Sua pulsação reflete de forma direta e quase imediata a pulsação da atividade econômica”, destacou o parlamentar ao lembrar que o país é o 4º no mundo em produção de prêmios.

Play

Em nome da Liderança do PSDB, o parlamentar ressaltou que a atividade seguradora existe, justamente, para a proteção dos indivíduos, das famílias e de seu patrimônio. “Existe um valor implícito em cada contrato feito que caracteriza a atividade como de utilidade pública”, disse Nogueira ao destacar que o partido “dispensa atenção ao segmento e apreço aos que trabalham para torná-lo cada vez mais forte e operoso”.

Pela Liderança da Minoria, Azeredo lembrou que o setor passou por período de descrédito devido os altos níveis de inflação enfrentados pelos brasileiros por cerca de 30 anos antes do Plano Real. “Mas, com a estabilidade econômica, esse segmento tão importante para uma nação voltou a crescer e ainda pode se expandir muito”, afirmou. 

Segundo ele, novos segmentos vão surgindo e necessitam da proteção para evitar problemas. “A tecnologia da informação é um deles. Hoje 80% dos roubos de dinheiro acontecem por meio de crimes eletrônicos. Portanto, é uma área que precisa ser segurada, pois o correntista necessita de segurança”, disse.

Outra setor que, de acordo com o deputado, necessita de seguro é a produção agrícola. “Trata-se de uma área muito sujeita às intempéries e às mudanças climáticas. A segurança para o setor se torna muito maior com o suporte dos seguros”, afirmou.

A sessão solene homenageou ainda o presidente da Confederação Nacional de Seguros (CNseg), Marco Antonio Rossi. A sessão foi requerida pelo deputado Armando Vergílio (PSD-GO).

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Nilson Bastian – Agência Câmara/ Áudio: Hélio Ricardo)

 

Compartilhe:
14 maio, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *