Peça de ficção


César Colnago critica baixa execução do Orçamento e investimento insuficiente no ES

O deputado César Colnago (ES) criticou em discurso o descaso do governo petista com o Orçamento-Geral da União. O tucano condenou a prática da gestão Dilma de não entregar as promessas anunciadas. Para o tucano, a baixa execução do orçamento só atrasa o desenvolvimento e a economia do país.

“Hoje predomina um completo desrespeito ao trabalho realizado pela Comissão de Orçamento, que ao longo do ano debate o tema, mas as emendas se transformam apenas em número no papel, porque não são respeitados. Se tivéssemos um governo competente e que de fato privilegiasse o planejamento e a gestão, não teríamos dificuldade em fazer cumprir o orçamento sem maquiagem das contas públicas para propagar falsos investimentos”, afirmou.

De acordo com Colnago, o sucateamento do setor de infraestrutura gera bilhões em prejuízo ao país. Ele lembra que o Brasil já não suporta mais as promessas do PT. “Até agora esse tem sido um governo do anúncio. O problema do Orçamento da União é que é uma peça meramente autorizativa, artificial e fictícia. A defasagem na área de infraestrutura chega a R$ 500 bilhões e depois levam 10 anos para fazer uma privatização envergonhada dos portos brasileiros”, ressaltou.

O deputado também condenou o valor previsto para o Espírito Santo em 2013. Segundo Colnago, a presidente Dilma despreza a população capixaba ao dizer que vai destinar apenas R$ 2, 8 bilhões ao estado. “A presidente Dilma insiste em não reconhecer a importância do Espírito Santo. Esse pequeno notável da nossa federação fica mais uma vez na lanterna dos investimentos federais. Os capixabas vivem um cenário desanimador por conta desse desprezo”, observou.

O parlamentar condenou a tentativa do Planalto de tirar do ES o estaleiro de Jurong. Ele lembra que Lula e Dilma prometeram 14 vezes, desde 2004, ampliar e reformar o aeroporto de Vitória, que deveria atender 500 mil usuários por ano, mas hoje chega a 2 milhões.

Para o tucano, o governo deveria respeitar mais os capixabas, já que o estado é o 2º maior produtor de petróleo e gás do país; ocupa a 7ª posição no ranking de exportadores do país e é o 8º em importação. Entre os destaques de produção no estado estão o mamão papaia, gengibre, pimenta do reino, móveis, sucos naturais e chocolates, entre outros.

(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Elyvio Blower)

Compartilhe:
13 maio, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *