Nova etapa


PSDB elege presidente e executiva em Convenção Nacional no próximo sábado

 

Filiados ao PSDB, lideranças nacionais e regionais, governadores, senadores, deputados e prefeitos estarão reunidos em Brasília (DF) no próximo sábado (18) para a XI Convenção Nacional do partido. O senador Aécio Neves (MG) será eleito para a presidência da legenda, em substituição ao atual presidente, deputado Sérgio Guerra (PE).

A expectativa é de que cerca de 1,5 mil convencionais, entre delegados dos estados e do Distrito Federal, deputados federais e senadores e integrantes do atual Diretório Nacional, compareçam ao Centro de Eventos Brasil 21, no Setor Hoteleiro Sul. As atividades serão realizadas das 9h às 14h.

Play

Na opinião do secretário geral do PSDB, deputado Rodrigo de Castro (MG), o momento é muito importante para a sigla. “O senador Aécio Neves assumirá a presidência e a partir desse momento inicia uma nova etapa na sua caminhada pelo Brasil e o projeto do PSDB de voltar à presidência da República. É um momento de grande efervescência, de muita participação, debate e diálogo. É um período extremamente produtivo para o partido e o PSDB vai poder dar sua contribuição ao país”, declarou nesta segunda-feira (13).

Além do novo presidente, serão escolhidos 236 nomes para o Diretório Nacional, entre 177 titulares e 59 suplentes. O voto é secreto, registrado por meio de cédula. Pelo estatuto, somente os filiados há pelo menos seis meses podem votar.

Além do presidente de honra do partido e de ex-presidentes, a Executiva é composta pelo presidente, primeiro vice-presidente, quatro vice-presidentes, secretário-geral, primeiro e segundo secretários, tesoureiro e tesoureiro-adjunto, dez vogais, bem como os líderes na Câmara e no Senado e o presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV).

Encerrada a eleição, o presidente, os integrantes do Diretório Nacional e da Executiva tomam posse automaticamente. O mandato tem duração de dois anos, sendo facultada uma reeleição.

No dia 18, também serão definidos os nomes dos membros do Conselho de Ética e Disciplina, do Conselho Fiscal, do Conselho Político e o presidente do ITV.

Serviço:

Convenção Nacional do PSDB – eleição da Comissão Executiva Nacional

Data: 18 de maio

Horário: das 9h às 14h

Local: Centro de Eventos Brasil 21, (SHS Quadra 6, Lote 1, Conjunto A – ao lado da Torre de TV)

Quem vota:

Os atuais membros do diretório nacional, deputados federais e senadores do PSDB e delegados estaduais e do Distrito Federal.

Deliberações:

A Convenção elege o Conselho Nacional de Ética e Disciplina do partido e o Diretório Nacional que define os integrantes da Comissão Executiva Nacional.

Diretório Nacional e Comissão Executiva Nacional:

Os dois são órgãos de direção e ação partidária. O Diretório Nacional é composto por 177 titulares e 59 suplentes. Integram a Executiva 25 titulares e sete suplentes.

A Executiva é responsável por conduzir as diretrizes estabelecidas pelo Diretório. O presidente da Comissão Executiva Nacional é o presidente nacional do PSDB.

Votação:

As chapas, que devem ser registradas até 12 dias antes da Convenção, apresentam as indicações para o Diretório Nacional. Cada integrante da convenção vota em uma chapa.

O voto é secreto e registrado em cédula. Se houver mais de uma chapa, será vencedora a que alcançar mais de 80% dos votos válidos. Caso exista chapa única, será considerada eleita se tiver, pelo menos, 20% dos votos válidos.

(Da redação com informações da Agência PSDB/ Banner: Fernando Cabral/ Áudio: Francisco Maia)

Compartilhe:
13 maio, 2013 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *